A safra de grãos do Piauí, no próximo ano, poderá ultrapassar a marca das 2,8 milhões de toneladas - recorde no estado - dependendo das condições climáticas.
Na safra deste ano, a colheita de grãos chegou a pouco mais de 1,6 milhão, devido à seca que dizimou as plantações na região do Semiárido e comprometeu a produção dos cerrados.
Segundo o primeiro levantamento da intenção de plantio para a safra 2013/2014, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no período de 16 a 20 de setembro, com um inverno regular a produção de grãos do Piauí deverá crescer entre 74,2% e 79,6% em relação á produção da safra 2012/2013.
A estimativa é de que a área plantada cresça de 4,7% a 7%, podendo chegar a 1,356 milhão de hectares. Na última safra, a área plantada foi de 1,264 milhão de hectares.
O levantamento indica ainda um grande crescimento na produtividade média, que este ano ficou em 1,268 mil quilos por hectare. A expectativa é de que na próxima safra ela chegue a 2,10 mil por hectares, um crescimento de 66,4%.
Os produtores de grãos dos cerrados também acreditam na recuperação da região. Marcos Alves Gomes, administrador da fazenda Ituverava, próximo à rodovia Transcerrados, é um dos que apostam na próxima safra.
Gomes, que este ano só colheu 30% do que plantou, conta que em 18 anos de Piauí foi o primeiro prejuízo que sofreu na serra. “Tudo que perdemos este ano vamos recuperar no próximo”, garante.
Fonte: Cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário