quarta-feira, 18 de junho de 2014

Criado na UESPI, aplicativo “De Olho no Placar” é usado no II Mercosul de Badminton, em Foz do Iguaçu

O aplicativo “De Olho no Placar”, desenvolvido na Universidade Estadual do Piauí-UESPI, especialmente para acompanhar os jogos de Badminton, foi utilizado no II Campeonato Mercosul de Badminton, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, de 5 a 8 de junho. O evento reuniu cerca de 90 atletas de 13 países e serviu de teste para o uso do aplicativo em competições internacionais.


O “De Olho no Placar” é o primeiro placar eletrônico de alta tecnologia que não utiliza fios. Trata-se de mais um dos vários projetos desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Onipresentes e Pervasivos – OPALA, da UESPI. O OPALA é formado por professores e estudantes de computação, além de técnicos.
O Prof Dr Bringel Filho, docente de computação e coordenador do OPALA, aposta na maturidade do laboratório em desenvolver soluções de pesquisa aplicada e com potencial econômico. “O De Olho no Placar pode ser o primeiro Spin-Off do laboratório. Isto é: uma nova empresa que nasce a partir do grupo de pesquisa, com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia”, afirmou.
O aplicativo permite que o juiz de linha, utilizando um tablet, marque a pontuação feita pelos atletas dentro de quadra, possibilitando igualmente que o público acompanhe o andamento e os resultados dos confrontos por um “telão” [futuramente será utilizado o celular]. “Essa ferramenta é o primeiro passo para uma versão mais completa e de grande utilidade e que tende a concentrar o maior número de dados possíveis sobre o evento”, disse Rubens Brandão – aluno de Ciências da Computação da UESPI e integrante do laboratório OPALA, em entrevista dada ao portal da Confederação Brasileira de Badminton- CBBd.
A exemplo do “De Olho no Placar”, a equipe também já desenvolveu o “De Olho na Cidade”, que monitora e faz sugestões sobre serviços públicos na cidade.
Mais sobre o “De Olho no Placar”:
O projeto surgiu de uma sugestão do Presidente da Confederação Brasileira de Badminton. A proposta foi passada ao professor Bringel Filho que, juntamente com Rubens Zaes e Ricardo Guedes, alunos de Ciências da Computação da UESPI, colocaram o projeto em prática. O lançamento aconteceu na II Etapa Nacional de Badminton, realizada emTeresina- (PI), no dia 27 de abril deste ano.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: