sábado, 28 de junho de 2014

Festa Junina: Diversidades e Viabilização Econômica é tema de abertura do XII Seminário de Tradições Brasileiras na UESPI

O “XII Seminário de Tradições Brasileiras: Patrimônio Material e Imaterial”, começa no próximo dia 01 de julho (terça-feira) com a palestra “Movimento Junino: Suas Diversidades e Viabilização Econômica”. Os palestrantes, Professor e produtor cultural Leonardo Costa e Pedro D’Almeida, presidente da Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas – FEPIQ, vão debater sobre as questões econômicas das festas juninas no Piauí. Eles vão apresentar um levantamento de dados de quanto é gerado de renda em 50 municípios piauienses que têm tradição de movimento junino.
Pedro D’Almeida esclarece que nos últimos anos o Estado passou a ver o Movimento Junino não apenas como algo cultural, mas como uma possibilidade de retorno econômico. “Esse movimento tem uma geração de lucros enorme porque não é algo que acontece apenas no mês de junho. Existem grupos de quadrilha se preparando desde agosto do ano passado para as apresentações. Fora isso ainda tem a questão das compras de adereços e a geração de postos de trabalho” explicou.
O Seminário de Tradições Brasileiras acontece do dia de 01 a 03 de julho e é promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), e pela Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), integrando as ações da 38° edição do Encontro Nacional de Folguedos.
Para o presidente da Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas é importante que a academia traga esse tema para discussão. “Trazer essa discussão para dentro da acadêmia tira o movimento do amadorismo e o torna científico” argumentou Pedro D’Almeida.
Na manhã do primeiro dia, após a discussão de abertura, ainda vai acontecer apresentação cultural com o Casamento Matuto da Quadrilha “Balança Matuto”, de Teresina, e a apresentação do Casal de Noivos “Campeão Estadual 2014”.
As inscrições para participar do XII Seminário de Tradições Brasileiras são gratuitas e estão abertas até dia 30 de junho. Elas devem ser feitas presencialmente no Departamento Cultural da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) das 08h às 13h.
O Seminário acontecerá no Auditório Central da UESPI, Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. Durante o Seminário serão discutidas as identidades culturais, através das modalidades: mesas coordenadas, palestras e comunicações, além de oficinas temáticas.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: