sexta-feira, 6 de junho de 2014

UESPI vai receber recursos federais do PNAEST: 2,2 milhões para assistência estudantil


Por Silmara Lopes/ASCOM-UESPI
Pela primeira vez o Programa Nacional de Assistência Estudantil para instituições de Ensino Superior (PNAEST), do Ministério da Educação, vai liberar recursos para a Universidade Estadual do Piauí- UESPI. O programa destina recursos do Governo Federal exclusivamente às instituições estaduais de educação superior gratuitas, para o atendimento de ações de assistência estudantil. Na UESPI os recursos, na ordem de 2,2 milhões, serão destinados a projetos de transporte e alimentação para alunos cotistas de baixa renda.

Deputado Federal Assis Carvalho, representante do PNAEST com a Vice-reitora da UESPI Bárbara Melo
Está prevista a aquisição de novos ônibus com a seguinte distribuição: um ônibus para atender os estudantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado em União; e um ônibus para Teresina, atendendo os Campi Torquato Neto, Clóvis Moura (CCM), o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). Outra parte dos recursos será destinada a auxílio alimentação para a cozinha universitária, quando esta estiver em pleno funcionamento, e outras iniciativas de apoio a alimentação de estudantes.
Esse será o primeiro ano que a UESPI receberá o benefício do PNAEST. O Reitor da instituição, Nouga Cardoso, afirma que a prioridade em transporte e alimentação se deve “a grande mobilidade de estudantes proporcionada pelo SISU. Pessoas de outras cidades se deslocam para estudar na UESPI. Percebendo os gastos que esses estudantes têm com transporte e alimentação, a gente fez a opção pelo investimento nesses quesitos”, explicou. Novas parcerias estão sendo providenciadas no sentido de atender a toda a demanda existente.
O Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), professor Luís Gonzaga Figueredo, falou da importância desse recurso: “Esse repasse é muito importante porque vai contribuir para a permanência do aluno na instituição”.
O PNAEST é um programa do Ministério da Educação para a assistência as universidades estaduais que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). O programa tem por objetivo fomentar a democratização das condições de acesso e permanência dos jovens na educação superior pública estadual, buscando diminuir a evasão.
A conquista da UESPI teve o apoio do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) que, por diversas vezes, acompanhou a proposta no Ministério da Educação, junto a vice-reitora da UESPI, Bárbara Melo, e o pró-reitor de finanças e planejamento, Benedito da Graça Neto.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: