quarta-feira, 13 de julho de 2011

Banana fruta rica em sacarose

            

As bananas são angiospermas pertencentes ao gênero musa. De origem asiática, atualmente são cultivadas em diversas regiões do planeta, especialmente em climas tropicais; produtos de exportação de nosso país. Sobre isso vale ressaltar que o Brasil, além de ser o país que mais exporta esse alimento, é também o que mais o consome.
     Existem aproximadamente 100 variedades de bananas cultivadas em todo o mundo. Algumas delas são: banana-nanica, banana-prata, banana-ouro, banana-maçã, banana-da-terra.
     Essas plantas, em sua maioria, são reproduzidas assexuadamente, por meio de propagação vegetativa, a partir do rizoma de plantas adultas. Rizomas são caules subterrâneos de crescimento horizontal, do qual podem emergir folhas. De cada bananeira se origina um cacho de banana e, após esse evento, uma nova planta começa a se desenvolver.
     Diante do exposto, a banana é classificada como fruto partenocárpico, já que se desenvolve a partir do ovário não fecundado. Ela é uma alimentação muito nutritiva. Rica em sacarose, frutose, glicose, fibras e sais minerais, como cálcio, ferro, sódio, zinco, potássio, magnésio, fósforo, vitaminas como A, B1, B2 e C; Possui poucos lipídios, sendo, portanto de fácil digestão. Atua como calmante intestinal e estimula a produção de serotonina, melhora a circulação sanguínea e pressão arterial, e também previne cãibras. Além disso, sua casca pode ser reaproveitada na preparação de bolos, doces, pães e até bifes empanados; é utilizada na medicina natural para estimular a cicatrização de feridas.
    Forma de conservar a banana, em local seco e fresco. Para que amadureça mais rápido deve ser desmembradas do cacho e enroladas em jornal



Fonte:ICB

Nenhum comentário: