sexta-feira, 15 de julho de 2011

Paróquia Sant´Ana


      Paróquia SANT’ANA foi erigida canonicamente, desmembrada da paróquia de São João do Piauí a 27 de abril de 1947. Tendo sido o seu primeiro vigário o padre Jerônimo Marcos, espanhol, da ordem dos padres Mercedários  que permaneceu como pároco, embora não residente até 1952.
   Este sacerdote se distinguiu como grande  missionário, visitando toda a paróquia, em sistema de desobriga, e foi incansável em seu afã de levar o evangelho e a sã doutrina a todos os cantos desta paróquia.
   Em Julho de 1952, tomou posse como vigário o padre Fridolino  Glasauer, Austríaco, da ordem dos padres cistercienses. Este sacerdote, muito culto e inteiramente doado à causa do Reino de Deus, constituiu a Igreja Matriz em sua quase totalidade, como hoje a encontramos. Fundou a primeira escola primária do município e muitos dos que hoje são formados, passaram por esta escola. Era músico e tocava muitos instrumentos. Gostava de teatro e muito incentivou os alunos e adolescentes de filhos dos fiéis a arte da música. Tinha muito amor à liturgia e ao culto e exigia dos fiéis uma total participação.
   Padre Fridolino Glasauer, no dia 09 de junho de 1974 veio a falecer, aqui mesmo e dentro da Igreja Matriz, foi enterrado.
  Substituindo-o, em dezembro de 1974 veio o padre Armando Lopes de Carvalho, português, da congregação dos padres de São Vicente – Vicentinos. Este sacerdote se distinguiu no atendimento a todas as comunidades com sua simplicidade e caridade. Deixou o cargo em 1981, quando foi substituído pelo padre Francisco Barroso de Carvalho, jovem sacerdote desta diocese, filho de São Raimundo Nonato.
  Este reformou a Igreja Matriz quando, por ocasião de um incêndio na pequenina torre da igreja, esta toda se consumiu. Permaneceu até o mês de abril de 1983 quando foi substituido pelo pároco padre Jose Cláudio Boechat Moreno, capixaba, que foi substituído no dia 15 de janeiro de 2003, pelo pároco padre Francisco Antônio Borges filho de Canto do Buriti, que foi substituído pelo atual padre Vespasiano de Carvalho Rosa, também filho de Canto do Buriti - PI.
Saiba mais nas próximas postagens
Fonte: Padre José Cláudio Boechat Moreno/ICB

Um comentário:

Anônimo disse...

olá gostaria de saber qual é o telefone da secretaria paroquial da paróquia Nossa Senhora Santana do Canto do Buriti - Piaui. Obrigada