sábado, 19 de novembro de 2011

Piauiense participa do lançamento do Plano Nacional para Pessoas com Deficiência

O conselheiro da OAB-PI, Joaquim Santana Neto, que também é membro titular do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conade, órgão da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, em Brasília – DF, representou o Presidente Ophir Cavalcante, Presidente da OAB Nacional, no lançamento pela Presidenta Dilma Rousseff do Plano Nacional para Pessoas com Deficiência denominado “VIVER SEM LIMITES” no Palácio do Planalto.
Segundo Joaquim Santana, a OABPI desenvolve um trabalho para as pessoas com deficiência que tem dado a essa parcela importante da sociedade a garantia de seus direitos junto ao Poder Judiciário em todas as suas esferas. Disse ainda, que o Estado do Piauí serviu de modelo para a construção do plano.

Ofertar oportunidades iguais para todos esse é o foco do Plano Viver Sem Limites, que reúne uma série de ações e investimentos para as pessoas com deficiência envolvendo 15 Ministérios sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidente da República.

Na solenidade do Plano Nacional de Ação para Pessoa com Deficiência, na manhã desta quinta-feira, “a meta é trabalhar em quatro eixos Educação, Saúde, Inclusão e Acessibilidade” falou a Presidenta Dilma. Ação do Governo Federal é dar oportunidade e autonomia às pessoas com deficiência.



Antonio José Ferreira Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, disse que o Piauí foi o plano piloto para as políticas públicas das pessoas com deficiência de todo o País, principalmente no eixo saúde, mas especificamente na área de reabilitação.
O secretário da SEID Helder Jacobina, ressaltou a importância do plano Viver Sem Limites. “É uma passo na consolidação das políticas publicas e principalmente das ações voltadas para a pessoa com deficiência em todo o País”. Ele explicou que o Piauí tem a ganhar com o plano, “vamos levar o plano federal e apresentá-lo ao Governo do Piauí, para as secretarias ligadas aos quadro eixos de ação do plano”.

O Estado foi representado pela Secretário Estadual da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, pela Deputada Estadual Rejane Dias, pelo Senador Wellington Dias e pela Presidente do CONEDE Helena Lima.
Fonte:180graus

Nenhum comentário: