quarta-feira, 20 de junho de 2012

Agentes prendem caçador de onça em área reservada no PI

Onça morta (foto de arquivo)
Onça morta (foto de arquivo)
Foi divulgado pela assessoria de imprensa que, na quinta-feira (14/06), agentes que trabalham no Parque Nacional Serra da Capivara (região do semi-árido piauiense próximo a São Raimundo Nonato), recebeu ama denúncia de atividade de caçadores na região do Corredor Ecológico (entre a Serra da Capivara e a Serra das Confusões). O chefe do parque Fernando Tizianel convocou a equipe para se dirigir ao local e encontraram no interior de uma residência na zona rural pedaços de carne sem pele, crânio e duas patas dianteiras de uma onça-pintada (Panthera onca) e o crânio de uma onça-vermelha (Puma concolor).

No local foram encontrados também duas espingardas (calibre 32 e fabricação caseira) e cinco armadilhas conhecidas localmente como "aratraca", próprias para a captura de felinos de grande porte. O morador foi autuado em R$ 10 mil e conduzido à delegacia da cidade de Canto do Buriti, onde foi preso em flagrante por porte ilegal de armas e pela caça de animais silvestre, com agravante por ser tratar de espécies ameaçadas de extinção.

As partes das onças apreendidas foram doadas para compor a coleção científica da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) em São Raimundo Nonato. A onça-pintada e a onça-parda são espécies ameaçadas de extinção. Segundo estudos recentes desenvolvidos pelo Instituto Onça Pintada, o Parque Nacional Serra da Capivara possui a maior densidade populacional dessa espécie dentro do bioma Caatinga.

Para o chefe do parque, as maiores ameaças para a conservação das onças na região são o crescente desmatamento, a ocupação humana em áreas de grande densidade natural deste felino e o conflito com a predação de gado. Para ele, é necessário fazer campanhas juntos as comunidades locais para diminuir o conflito entre pecuaristas e a onça, e harmonizar a convivência do homem com o animal.

“Infelizmente, ainda há um grande temor da população local quanto à presença de onças nas proximidades das residências ou propriedades rurais, levando, em muitos casos, a generalizar que todas as mortes de gado são resultados de ataques por onças, o que nem sempre é verdade” comenta Tizianel.

O Corredor Ecológico entre os Parques Nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões foi criado pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente de 11/03/2005 com o fim de assegurar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais da área do corredor e a efetiva conservação da diversidade biológica nestas unidades de conservação.

O corredor é uma importante área de deslocamento da fauna, especialmente na época da seca quando os recursos hídricos no Parque Nacional Serra da Capivara ficam escassos, e os animais se deslocam para áreas com maior disponibilidade de água, próximas à transição com o Cerrado, como é o caso do Parque Nacional Serra das Confusões. A intensificação da proteção desta área é importante para a conservação da fauna das duas unidades.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Nenhum comentário: