domingo, 17 de junho de 2012

Agricultura empresarial é quem mais produz no Piauí

Foto: Reprodução.
A profissionalização e a chegada de grandes grupos empresariais aos Cerrados estão mudando a face da agricultura no Piauí, transformando a região do Extremo-Sul no grande celeiro de grãos do Estado. Do total de 2,169,3 milhões de toneladas estimadas para a safra deste ano, 2.054,1 milhões de toneladas são oriundas dos Cerrados.

Levantamento inédito feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revela que na safra deste ano, a participação da agricultura empresarial na produção de grãos do Piauí chegará a 94,7%, ficando os 5,3% restantes para os municípios da região do Semiárido, onde a seca praticamente dizimou as plantações de arroz, feijão e milho.

De acordo com o levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira (11), o Piauí colheu até agora uma área de 1.151,3 hectares plantada com cereais, leguminosas e oleaginosas, resultando na produção de 2.169,4 milhões de toneladas de grãos.

Do total da área plantada, 619,4 mil hectares ficam nos Cerrados, na chamada agricultura empresarial, responsável pela produção este ano de 2.054,1 milhões de toneladas de grãos. No Semiárido, a área plantada foi de 531,9 mil hectares, para uma colheita de 115,5 mil toneladas.

A produtividade também faz diferença. Nos Cerrados, a cultura do arroz, por exemplo, rendeu 2.194 quilos por hectare, enquanto no Semiárido, a médica ficou em 620 quilos. O feijão, cultura típica do Semiárido, rendeu 597 quilos por hectare nos Cerrados e na agricultura familiar, 92 quilos por hectare.

Nenhum comentário: