domingo, 17 de junho de 2012

Audiência Pública discutirá formas mais ecológicas de transporte

Foto:Reprodução.
 
O transporte sustentável com o monitoramento e controle para bicicletas é o objetivo principal da Audiência Pública solicitada pela deputada Flora Izabel (PT), nas comissões de Administração Pública e Política Social e da Infraestrutura e Política Econômica da Assembleia Legislativa, com uma proposta para a instalação do Modal de Transporte Público em vários municípios piauienses.
Deverão ser contempladas com a proposta da parlamentar petista, as cidades de Teresina, Floriano, Picos, Parnaíba, Luis Correia, São Raimundo Nonato, União, Esperantina, Pio IX, Pedro II e Campo Maior. Deverão participar das discussões representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Federação de Ciclistas do Piauí e demais interessados no assunto.
Segundo a deputada, o Modal de Transporte Público, através do uso de bicicletas, tem o conceito de transporte sustentável e funciona com sucesso em algumas cidades brasileiras, a exemplo do Rio de Janeiro, e países como a França e Alemanha.
O sistema consiste em estações conectadas a uma central de operações, através de energia solar, distribuídas em vários pontos das cidades onde os usuários são cadastrados para retirar e fazer uso das bicicletas. Também participarão dos debates representantes da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) e dos bancos Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, e Banco do Nordeste.
IDOSOS – Também foi aprovado requerimento do deputado Firmino Filho (PSDB) para uma Audiência Pública, dia 21 de junho, às 9 horas, na Comissão de Direitos Humanos, no plenarinho da Assembleia Legislativa, quando será objeto de discussão a obrigatoriedade para a utilização de cadeiras de rodas para idosos e deficientes, nos terminais rodoviários e agências bancárias do Piauí.
Participarão dos debates representantes da Federação Nacional dos Bancos, Associação dos Cadeirantes do Piauí, Conselho dos Idosos, Secretaria Estadual de Assistência Social, Ministério Público Estadual, Centro Integrado de Reabilitação, Companhia Metropolitana de Transporte Público de Teresina, Terminal Rodoviário de Teresina e da OAB-PI.
Fonte: com informações da Assessoria

Nenhum comentário: