sexta-feira, 5 de abril de 2013

Equipamentos para Irrigação chegam a 1600 agricultores em 22 municípios

Agricultores familiares, assentados, participantes de projetos coordenados pelo CEFAS, Kolping, Escolas Família Agrícola estão recebendo kits de irrigação. Os equipamentos foram adquiridos por R$ 400 mil, recursos de emenda disponibilizada pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI).



Os Kits são um sistema de irrigação que visa aumentar a produtividade e a qualidade da lavoura, em áreas de cultivo de até 500m². Baseado em pressurização por gravidade, utiliza nas propriedades familiares, a mesma tecnologia de irrigação por gotejamento existente nas grandes lavouras. Pode ser ligado a qualquer fonte, poço, açude, tanque de água para funcionamento e não necessita de bomba ou sistema elétrico para funcionar. “Temos que investir em técnicas que melhorem cada dia mais a vida das famílias que vivem no campo”, diz Assis Carvalho.
Os recursos foram liberados para a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e os 395 kits estão sendo entregues conforme cadastro único (CadÚnico) da Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC) para os municípios de Assunção do Piauí, Campinas, Campo Maior, Colônia do Piauí, Tanque do Piauí, Pau D’arco, Aroazes, Pedro II, Parnaíba, José de Freitas, Teresina, Cajazeiras, Santa Rosa, Santa Cruz do Piauí, São Francisco do Piauí, Nazária, Cajazeiras, São João da Varjota, Oeiras, Santo Inácio, Paes Landim, Jatobá do Piauí. Com os recursos também foram adquiridos um trator para a comunidade Cepisa (São João da Varjota) e outro para a COOAFRUT- Cooperativa Agroalimentar dos Frutos da Terra (Piripiri). No total, cerca de 1.600 pessoas serão beneficiadas.



Os kits de irrigação dos municípios do território Vale do Canindé foram entregues neste sábado (30), em Oeiras, com as presenças de representantes da Codevasf, CEFAS (Centro Educacional São Francisco de Assis), Gilmar Fontes; o secretário Francisco Guedes (SASC), deputado Assis Carvalho, dentre outras autoridades e representantes de comunidades locais.
A designação de emenda para aquisição de kits de irrigação e tratores faz parte do conjunto de ações que o deputado Assis Carvalho vem realizando para fortalecer a agricultura familiar no Piauí. As ações incluem, ainda, a proposta de integração de bacias, moradia rural através do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), luta para minimizar os efeitos da Seca, emendas a Medidas Provisórias que tratam da estiagem com vistas a expandir benefícios como o Seguro Safra, luta para liberação de equipamentos como retroescavadeiras e motoniveladoras, Luz Para Todos, emendas parlamentares para transferência de tecnologia agropecuária, estradas, abastecimento dágua, dentre outros.
Fonte: cidadeverde

Nenhum comentário: