sexta-feira, 19 de abril de 2013

Projeto Encantadores do Sertão é desenvolvido em São João do Piauí

O Núcleo de Educação a Distância- NEAD em São João do Piauí é parceiro da iniciativa do Prof. Gonçalo Carvalho, que há cinco anos está a frente do Projeto Encantadores do Sertão, que visa a
promoção de artistas locais, bem como à valorização do espaço e as manifestações culturais da região.



Através do Projeto foi possível a realização de cursos de música para crianças da região, iniciativa de tutores do Polo como os professores Francisco Borges e Ademir Quaresma. As apresentações dos grupos ganharam destaque em vários portais e incentivaram a edição de DVD's, que tem por finalidade divulgar a ação do projeto junto a entidades de fomento à cultura, dentre eles o Batuque de Negros e Negras do Velho Brás da Malhada, grupo está lançando seu terceiro DVD.


O Prof. Gonçalo Carvalho, Coordenador do Polo em São João do Piauí, destaca o valor social do projeto para a comunidade. " Antes esses artistas não tinham espaço para valorização, agora possuem um calendário de apresentações que acontecem de forma descentralizada, muitas vezes na casa dos artistas. Isso permite uma maior convivência entre a comunidade e valoriza o espaço local",afirma o Prof. Gonçalo Carvalho.
Os artistas têm em comum a forte expressão popular, marca principal em todos os grupos. Instrumentos como sanfona, flautas e tambores dão o tom do repertório, onde não pode faltar cultura nordestina, assim os grupos relembram músicas de João do Vale e do eterno rei do baião, Luiz Gonzaga.
“Essa iniciativa de Polo valoriza os artistas da terra, a cultura da região e socializa saberes construídos historicamente, possibilitando a troca de experiências, a preservação da memória cultural, o que vai ao encontro da missão extensionista da Universidade.”, destaca o Prof. Raimundo Isídio, Diretor Adjunto do NEAD/UESPI.
Por: Aldenice Sousa- estagiária ASCOM/ Sammara Jericó - Chefe de Redação
Fonte: Ead.UESPI.

Nenhum comentário: