sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Bancários reivindicam implantação da Lei de Segurança dos Bancos

Os sindicatos dos bancários de todo Brasil marcaram para o dia 19 de setembro, o início de uma greve geral por tempo indeterminado. No Piauí, além do reajuste salarial, os bancários querem a implantação da Lei Estadual de Segurança das Agências.
“As casas lotéricas já cumprem parte da lei, blindaram os vidros e reduziu o número de assaltos. Queremos que os bancos também façam isso, mas eles ainda questionam a lei e outros só cumprem uma parte”, afirmou o presidente do sindicato dos Bancários, José Arimatea Passos.
Ele disse que todos os bancários devem parar nas 260 agências e postos de atendimentos do Estado do Piauí, sendo que alcança apenas 35% dos 224 municípios. “Os terminais de auto atendimento continuam funcionando até o dinheiro acabar, mas os bancários param”, destacou.
O presidente declarou ainda que outras reivindicações também estão na pauta. “Queremos mais agências em outras cidades do Estado, mais qualidade de vida, saúde no trabalho que muitos funcionários são cometidos, mais contratações principalmente nos bancos privados”, enumerou José Arimatea.
Os bancários querem 11,93% de aumento salarial, sendo 5,5% de aumento real mais 6,6% de inflação projetada. Além disso, querem reajusta na participação dos lucros, auxílio alimentação, refeição, 13º salário e auxílio creche-babá.
Durante os dias de greve, os bancários irão fazer passeatas e carreatas sobre um projeto de lei que visa terceirizar as atividades fim. “Caso isso venha acontecer será o fim do concurso público. Não podemos deixar que essa lei passe”, afirmou.
Matéria relacionada:
Bancários do Piauí rejeitam proposta e param a partir do dia 19
Fonte: cidadeverde.

Nenhum comentário: