terça-feira, 17 de setembro de 2013

Projeto PASOS promove qualidade de vida através de Ginástica Laboral

Realizado pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI através Pró- reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, o Programa de Assistência Social ao Servidor – PASOS visa proporcionar melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho. Há cerca de um ano o Programa permitiu a todos os servidores informações acerca da saúde corporal através da Ginástica Laboral, projeto idealizado pela Profa. Débora Cristina Colto Oliveira.
A ginástica laboral tem por objetivo diminuir lesões provocadas por esforço repetitivo, bem como contribuir para o aumento da produtividade e consiste de três momentos: Ginástica preparatória, realizada antes ou no início do expediente, preparando as articulações para atividades de força, velocidade; ginástica de compensação , que previne instalação de vícios posturais; e a ginástica corretiva e de conservação, que restabelece e mantém o equilíbrio muscular.
Os estagiários Nathanael Ibsen e Valquíria Bezerra acompanharam os funcionários da UESPI por um ano, e afirmaram a importância do projeto.” Foi enriquecedor, poder contribuir e aprender ao mesmo tempo. Ver a satisfação e o depoimento das pessoas sobre os exercícios, e como isso resulta a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, nos prova o quanto esse projeto foi importante”, afirma Nathanael Ibsen.
O PASOS seguirá com o projeto que percorreu por todos os setores do Palácio Pirajá, em Teresina- Piauí. De acordo com os organizadores a proposta foi bem recebida pelos funcionários que atestaram mudanças após participar da ginástica laboral, sendo os setores DGP, Coordenação Geral, Setor de transportes, PROJUR, Auditoria Interna, PROP, PREG e a própria PREX os mais participantes. ” A Ginástica contribuiu para minha vida como educadora física, pois ao mesmo tempo em que propagamos saúde construímos amizade dentro do Palácio do Piarajá”, conclui Valquíria Bezerra.
Por: Aldenice Sousa – estagiária ASCOM

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Fonte:Uespi.br

Nenhum comentário: