terça-feira, 24 de setembro de 2013

Professora da UESPI é destaque em livro sobre pesquisa em Comunicação

A professora do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí – UESPI Campus Professor Barros Araújo, em Picos, Daiane Rufino Leal é uma das biografadas no livro Pensa.com Piauí, lançado este mês pela Editora da Universidade Federal do Piaui – EDUFPI. A publicação faz parte de um projeto liderado pelo catedrático da Universidade de São Paulo - USP e professor da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, José Marques de Melo e faz o mapeamento da produção científica do campo das Ciências da Comunicação no Brasil.
Daiane Rufino Leal é citada no livro como uma das principais pesquisadoras do estado do Piauí a ter o jornalismo como objeto de estudo. As pesquisas desenvolvidas pela professora incluem o estudo sobre a relação entre movimentos sociais e o telejornalismo; história da imprensa no Brasil e gêneros jornalísticos. “Ser citada em um projeto como este é ter um reconhecimento antecipado de um esforço que venho fazendo na pesquisa sobre jornalismo. Tento sempre enfocar o local e o Piauí como centro das minhas investigações acadêmicas”, destaca Daiane.


A professora mestra Daiane Rufino é líder de um grupo de pesquisa na área de Comunicação na UESPI de Picos
Além das atividades docentes, Daiane é pesquisadora dedicação exclusiva do curso de Comunicação Social e atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Cultura – NUPEJOC, onde desenvolve com os alunos do curso de Comunicação Social da UESPI de Picos o projeto “Registro jornalístico do Patrimônio cultural material e imaterial do Piauí”.
No total foram biografados 26 pesquisadores. Estudiosos da área da Comunicação: Alison Dias Gomes, Cristiane Portela, Fenelon Rocha, Laerte Magalhães, Gustavo Said, Jacqueline Dourado, Maria das Graças Targino, Paulo Fernando de Carvalho Lopes, Ranielle Moura Leal, Tyciane Viana Vaz, Samantha Castelo Branco e Zózimo Tavares.
Historiadores: Edwar Castelo Branco, Pedro Vilarinho Castelo Branco, Teresinha de Jesus Queiroz, Celso Pinheiro Filho, Francisco Alcides do Nascimento, Francisco de Sousa Martins, Francisco Augusto Pereira da Costa.
Intelectuais que utilizam a comunicação/jornalismo como fonte e objeto de pesquisa: Abdias da Costa Neves, Clodoaldo Severo Conrado Freiras, Esmaragdo de Freitas, Higino Cícero da Cunha e Hélcio Ulhoa Saraiva.
O livro foi organizado por José Marques de Melo e pelas professoras da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Ana Regina Rego, Maria das Graças Targino e Samantha Castelo Branco.
Curso de Comunicação Social da UESPI
O livro Pensa.com Piauí sistematiza ainda o trabalho desenvolvido por instituições que atuam na área da pesquisa em Comunicação, dentre estas está o curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Estadual do Piauí.
Além da UESPI são citadas mais quatro instituições: Sindicato dos Jornalistas do Piauí – SINDJOR, Centro de Ensino Unificado de Teresina – CEUT, Faculdade Santo Agostinho – FSA e Universidade Federal do Piauí – UFPI.
Por Daiane Rufino (Professora do Curso de Comunicação Social da UESPI de Picos)

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: