segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Visita ao Parque Nacional Serra da capivara pela turma 17 de pedagogia da Instituição Superior de Educação do Sul do Piauí – ISESPI.


       Sábado 31 de agosto de 2013, os alunos da turma 17 de Licenciatura Plena em Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí – ISESPI visitou o Parque Nacional Serra da Capivara. Motivados e orientados pelo educador Antonio Vieira Neto. A visita ao Parque é parte integrante da disciplina fundamentos sociológicos e antropológicos da educação, uma aula interdisciplinar no maior museu a céu aberto do Brasil com animais, plantas e paisagens impressionantes. Possui mais de 800 sítios arqueológicos com pinturas rupestres, fósseis humanos e animais já extintos, artefatos de pedras e cerâmicas pré-históricas.
     O parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 pela equipe da arqueóloga Niéde Guidon está situado na região semi-árida do sudeste do Piauí, no nordeste brasileiro. É uma área de 130 mil hectares, coberta pela caatinga, a qual depois de um período de seca, com as primeiras chuvas transforma-se em um jardim, coberto de flores. Foi inscrito em 1991 pela UNESCO na lista do patrimônio Cultural da Humanidade pela importância dos mais de 800 sítios arqueológicos. Atualmente há 172 sítios arqueológicos preparados para receber visitantes, 16 com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais de locomoção, inclusive a toca do boqueirão da pedra furada, sítio arqueológico que foi encontrado os mais antigos vestígios da presença humana nas Américas. Parte dos objetos e fósseis encontrados pelos arqueólogos está no Museu do Homem Americano, localizado na cidade de São Raimundo Nonato. 

Visite o Parque Nacional Serra da Capivara, o maior museu a céu aberto do Brasil.
Fonte: icb/parquenacionalserradacapivara.

Nenhum comentário: