segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Confira dez universidades no mundo que dão cursos gratuitos

O que você acha de assistir aulas das universidades nacionais e internacionais renomadas sem sair de casa? Instituições de ensino superior de todo o mundo estão oferecendo cursos gratuitamente através das plataformas online. Confira as melhores.
1. Portal Veduca
O portal Veduca oferece cursos em 21 áreas específicas das melhores universidades dos Estados Unidos como Princeton, NYU, UCLA, Yale, Stanford, entre outras. O diferencial do site é que muitos vídeos são legendados em português. O sistema é gratuito, com busca avançada e arquivo de cursos já dados.
2. Unicamp 
Com sistema virtual lançado em 2011, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) hospeda aulas sob temas específicos como física, literatura, biologia e saúde. As aulas disponíveis gratuitamente são da própria universidade e tem duração de uma hora. Os alunos interessados podem sugerir temas para próximas aulas, comentar os vídeos e ainda debater os temas na comunidade virtual.
3. MIT 
O MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, também compartilha cursos de forma gratuita através de vídeos. Para visualizar as aulas não é necessário cadastro. Entre as matérias mais vistas, estão as aulas sobre biologia, psicologia e engenharia mecânica. O conteúdo, em inglês, pode ser conferido pelo site oficial da instituição.
4. FGV 
A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza cursos gratuitamente através do site oficial da instituição. Orientados por professores da própria universidade, o conteúdo consiste em finanças pessoais, sustentabilidade e empreendedorismo. Vale ressaltar que a FGV é a primeira instituição brasileira a aderir o consórcio entre faculdades que oferecem conteúdos gratuitos pela internet.
5. ESAGS 
A ESAGS (escola superior de administração de Gestão) também oferece cursos gratuitos pelo site da instituição. Entre os conteúdos disponibilizados estão aulas sobre comportamento de excelência, gestores de recursos humanos, fundamentos de análises de negócios, entre outros. O conteúdo poder ser encontrado na página inicial do site.
6. Portal Academic Earth O portal Academic Earth, dos EUA, tem como objetivo proporcionar a todos a oportunidade de obter educação de qualidade, com ferramentas de aprendizado em aulas gratuitas e virtuais. Universidades renomadas como Berkeley, Harvad, MIT, Columbia e Michigan disponibilizam conteúdos pelo site. Entre as opções estão cursos de ciência e cozinha, fundamentos sobre física e fundamentos morais sobre política.
7. Univesp TV 
A brasileira Univesp TV reúne vídeos com aulas das principais universidades do País. Instituições como a USP, Unicamp e Unesp transmitem através do site aulas que pertencem a grade curricular das faculdade, que são colocadas no site seguindo a sequência de aulas presenciais. O conteúdo sobre literatura, música, história do Brasil e economia está disponível gratuitamente. reúne vídeos com aulas das principais universidades do País. Instituições como a USP, Unicamp e Unesp transmitem através do site aulas que pertencem a grade curricular das faculdade, que são colocadas no site seguindo a sequência de aulas presenciais. O conteúdo sobre literatura, música, história do Brasil e economia está disponível gratuitamente.
8. Universidade de Harvard e Cambridge University 
No canal de Educação do Youtube, estão reunidas aulas da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, Cambridge University. do Reino Unido e Universidade Bocconi, da Itália. Além de aulas das instituições, há também vídeos educativos oferecidos por outros canais com temas como história, ciências e humanidade. O aluno pode também assistir documentários e gravações. A maioria dos vídeos possui legenda.
10. USP
A USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza conteúdos online com aulas palestras. O cadastro é gratuito e é possível assistir como se fosse um vídeo do youtube.
 Fonte: 180graus.

Nenhum comentário: