quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dentistas piauienses paralisam atendimentos nesta quinta, dia 25

Os problemas na prestação de serviços aos planos de saúde não estão prejudicando apenas os médicos. Os dentistas também estão insatisfeitos com as operadoras, que pagam valores irrisórios pelos procedimentos feitos por estes profissionais. Para reivindicar melhorias na relação entre operadoras e dentistas, a categoria inicia na próxima quinta-feira, dia 25 de outubro, uma paralisação com o objetivo de reivindicar melhorias na relação com as empresas.
O Conselho Regional de Odontologia Seção Piauí - CRO-PI e o Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí - SOEPI já convocaram todos os Cirurgiões-Dentistas credenciados aos planos odontológicos no Estado do Piauí para a 3ª Paralisação Nacional Contra Os Abusos das Operadoras de Planos Odontológicos. No dia 25 de outubro (quinta-feira), dia em que inicia a paralisação, acontecerá uma reunião com todos os profissionais interessados em aderir ao movimento às 19h, no auditório do CRO-PI.

No dia 25 de outubro também é comemorado o Dia do Dentista. Porém, no que diz respeito à relação da categoria com as operadoras dos planos, não motivos para comemorar. É o que afirma o dentista Madson Carlos Cabral Ferreira, membro da Comissão de Mercado de Trabalho e Odontologia de Grupo do CRO-PI. “O que vemos é apenas uma relação unilateral, na qual as operadoras ditam as regras se aproveitando do seu poder econômico ou da formação de cartel para impor uma ditadura aos dentistas”, afirmou na carta de convocação da categoria.

Ele justifica a reivindicação citando alguns valores pagos aos dentistas que atendem por estes planos. “Os dentistas recebem valores irrisórios pela realização de determinados procedimentos como, por exemplo, a quantia de pouco mais de R$ 1,00) por um procedimento de urgência, restauração de amálgama por R$ 8,40 em outro plano, dentre muitos outros honorários aviltantes. Enquanto isso, uma destas empresas declara lucros de 158 milhões em 2011 e recentemente foi declarado um lucro liquido de 42 milhões somente no segundo trimestre de 2012, através da exploração do nosso trabalho”, denuncia.

O movimento promovido pelas entidades busca defender a classe da exploração pelas operadoras, com o objetivo de garantir, além dos direitos dos profissionais a uma melhor remuneração e condições de trabalho, garantir também aos pacientes seu direito de receber um tratamento dentário de qualidade com a resolutividade necessária.

Como forma de mostrar a insatisfação com a situação, a categoria vai interromper o atendimento a todos os Planos Odontológicos a partir do dia 25 de outubro até o dia 10 de novembro de 2012, garantindo à população apenas os atendimentos de urgência e emergência. 
Fonte: 45Graus.

Nenhum comentário: