quinta-feira, 1 de maio de 2014

Microsoft finalmente vence processo sobre monopólio no Windows 95

(Foto: reprodução)

A Microsoft tinha contra si um processo longo, com duração de mais de uma década, que finalmente foi vencido nesta terça-feira, 29. O processo, iniciado em 2004 pela Novell era referente a monopólio no longínquo Windows 95. Isso mesmo.
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu não dar ouvidos às apelações da Novell, sustentando uma decisão favorável à Microsoft, anunciada em setembro de 2013.
A Novell pedia US$ 3 bilhões da desenvolvedora do Windows por acreditar que ela usva de práticas anticompetitivas no desenvolvimento da versão 95 do sistema operacional. A acusação era de que a Microsoft impedia concorrentes de usar alguns componentes de software do sistema, fazendo com que seus programas funcionassem melhor do que os rivais.
Na época, a Novell desenvolvia o WordPerfect, feito para concorrer com o Word da Microsoft. Ela teria sido enganada para lançar seu programa para o Windows, mas logo em seguida teria sido sabotada para que o Word ganhasse mais mercado. No fim das contas, o WordPerfect foi vendido com prejuízo de US$ 1,2 bilhões.
O mais surpreendente é que a Novell esperou até 2004 para entrar com um processo, que logo foi rejeitado pela justiça americana por ser tarde demais. Também não foram apresentados indícios suficientes de monopólio para manter o caso.

Fonte: Olhardigital.com

Nenhum comentário: