Por Silmara Lopes
Para muitos alunos a disciplina “matemática” é uma das mais difíceis de se aprender. Pensando nisso, Valdirene Gomes, professora de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Torquato Neto, em Teresina, defendeu a tese de doutorado intitulada “Realidade e Possibilidades nas práticas em Matemática nos anos iniciais: um estudo mediado pelas proposições Davydonianas”.
“Como pedagoga me inquietou muito a ênfase que se dá as dificuldades de se aprender matemática”, afirma Valdirene. Durante suas pesquisas a professora procurou compreender como ocorre a formação dos pedagogos para ensinar matemática aos alunos dos anos iniciais. Baseando-se no pensamento do autor russo Davydov, que desenvolveu uma proposta de estudo que coloca a matemática inicial dividida em três partes- aritmética, álgebra e geometria, e trazendo para a realidade do ensino no Piauí, a professora entendeu que a forma colocada no Brasil é inversa à sugerida pelo autor russo, pois a matemática exercida aqui é praticada trazendo a realidade que o aluno experimenta fora da sala de aula.
Para a professora Valdirene essa discussão é importante para melhorar o ensino de matemática nas escolas primárias. “É preciso fazer essa discussão dentro da academia, para que esta possa chegar às escolas do Estado e para que assim possamos melhorar o ensino de matemática para os alunos dos anos iniciais”, declarou a professora.
A professora Valdirene Gomes foi a primeira aluna a defender uma tese de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: CidadeVerde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário