terça-feira, 27 de maio de 2014

NEAD/UESPI oferece curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem em Ensino a Distância

Por: Assessoria de Comunicação do NEAD/UESPI
O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), oferecerá a seus colaboradores um curso de ambiente virtual de aprendizagem em Ensino a Distância. O objetivo é discutir e repensar as ações do Núcleo e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com base na contribuição dos Coordenadores, Professores e Tutores, que estão diretamente envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O curso acontece de 21 a 23 de maio no auditório Central da UESPI.
“Em um primeiro momento, vamos discutir junto com os Coordenadores de curso, Coordenadores de Tutoria, Coordenadores de Polos, Professores Formadores, Tutores Presenciais e Tutores a distância, as dificuldades encontradas no âmbito da Educação a Distância e, depois, vamos trabalhar a questão da plataforma AVA, ambiente virtual de aprendizagem, que é uma das dificuldades já identificadas pelo NEAD”, explicou o Professor Jorge Paula, Coordenador do Programa de Capacitação Continuada (PACC) e idealizador do evento.
O Coordenador explicou ainda que além do Curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, o evento tem na programação o I Fórum de Discussão do NEAD/UESPI, que foi pensado junto a Diretoria do Núcleo para trazer um momento não somente de formação, mas também de discussão dentro do Curso. “Dentro desse Fórum haverão algumas diretrizes a serem trabalhadas, como: a Comunicação e o Planejamento e Execução dos Encontros Presenciais, a Plataforma AVA, a Comunicação e a Interatividade entre os atores do Sistema UAB/NEAD/UESPI e a evasão nos pólos. Após a exposição das particularidades de cada pólo, queremos encontrar formas de tentar minimizar ou sanar todas essas dificuldades”, afirmou.
PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA (PACC)
É o Plano proposto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa fazer com que os atores envolvidos em EaD tenham capacitação voltada para a melhoria dos cursos, de sua oferta e funcionamento. “A EaD é ainda uma novidade no sentido que muitos não conhecem seu funcionamento, mesmo os alunos que se inscrevem e até professores que se vinculam a esse método de ensino. Por isso é necessário qualificar a todos para que tenha experiência com a plataforma”, relatou o professor.


Para maiores informações: Prof. Jorge Eduardo de Abreu Paula, Coordenador do PACC/CAPES/NEAD/UESPI/2014 nos telefones: (86) 8859-5455 / (89) 9487-4282

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI.com

Nenhum comentário: