sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Dez anos de NEAD

Nem sempre maioridade significa ter 18 anos. Muitos feitos realizam-se antes mesmo de completar a fase adulta. Muitas ações proporcionam a melhoria de um Estado inteiro através das pessoas, mesmo residindo longe da capital. Exemplo de que mesmo o novo pode conquistar várias coisas é o Núcleo de Educação à Distância – NEAD, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, que completa em 2015 sua primeira década.

Fachada da sede do Núcleo de Educação a Distância – NEAD/UESPI

No início, em 2005, a o NEAD/UESPI trabalhava em parceria com a Universidade Federal do Piauí, por ser a UFPI, como órgão federal, a única instituição que podia concorrer a editais para a modalidade EaD ofertados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Mas já nesse começo, a UESPI dava indícios de que mais tarde faria com que o projeto Universidade Aberta do Brasil fincasse raízes em IES de nível estadual.
O início deu-se através da oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública, através do Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP, em 4 polos. Em 2007, a CAPES lança novo edital, com possibilidade de participação de instituição estadual. Foi quando a UESPI concorreu e venceu, possibilitando planejar, estruturar e executar cursos. No ano seguinte veio o Primeiro Vestibular, com a oferta do curso de Letras Espanhol.
Em 2009, o NEAD já contava com 11 polos. Outro edital proporcionou à UESPI concorrer a um montante financeiro que mais tarde seria aplicado para construção da sede do Núcleo e compra de equipamentos. A conquista beneficiou a instituição com a construção do prédio em 2010, dentro do Campus Poeta Torquato Neto – unidade matriz da UESPI.

Placa de inauguração do Núcleo de Educação a Distância – NEAD/UESPI

Para contar essa história de sucesso, na próxima matéria especial sobre os 10 anos do NEAD, os ex diretores e o atual falam sobre o período em que estiveram à frente da gestão do NEAD e quais foram as conquistas alcançadas, além do que esperam para 2016.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: