O secretário do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, reuniu-se, nessa terça-feira (15), com prefeitos, o vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Marcos Vinicius Cunha; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marcelo Mascarenhas; representantes do Emater, IBGE e Fetag para analisar o programa Garantia Safra no Piauí.
Na ocasião, foi elaborado um documento solicitando ao MDA que, excepcionalmente, todos os municpios sejam contemplados com o Garantia Safra no estado, devido a situação da seca que já entra no 5° ano, considerando o laudo técnico do IBGE, referente a safra 2014/2015, desde que confirmada as perdas de 50%.
"Também foi solicitado ao Ministério que seja adotada uma nova metodologia para a safra 2015/2016, já que a atual termina criando dificuldades para alguns municípios", disse o secretário Francisco Limma.
Segundo o secrertário da SDR, este ano, 102 municípios começaram a receber o pagamento de outubro e novembro, beneficiando 83.101 famílias, um total de recursos na ordem de R$ 70.635.850 e mais 2 lotes serão liberados para dar continuidade ao pagamento dos meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016.
O Garantia Safra é um seguro com metodologia definida por uma portaria ministerial e com base em informações fornecidas pelo Instituto de Meteorologia, IBGE e prefeituras municipais, com apoio do Emater.
Ao final da reunião, os participantes assinaram o documento, que foi enviado com urgência ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Fonte: Cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário