terça-feira, 8 de dezembro de 2015

II Seminário Estadual Sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI movimentou o meio acadêmico

Por Marina Ribeiro

Circulação de informações, aprendizado e saberes aliados a diversas dinâmicas foi a proposta do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR/UESPI para o encerramento das atividades do II Seminário Estadual Sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. O encontro aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de Dezembro no Campus Clóvis Moura – UESPI do bairro Dirceu, com a presença de professores e alunos do PARFOR, alunos do ensino regular e ensino à distância.

Coordenador Geral do PARFOR, Raimundo Dutra em evento

O Seminário promoveu diversas atividades, entre elas apresentação de trabalhos orais e trabalhos na modalidade pôster de alunos de todo o Estado e também os mini-cursos: Práticas Pedagógicas Inventivas, Alfabetização Científica e Matemática: geometria e ótica na construção de conhecimento no Ensino fundamental sob a perspectiva Lipmaniana, Produção de Conteúdos Educacionais Digitais com Hot Potatoes e Exelearning e Educação Inclusiva: teoria e prática na formação.

Mini-curso Educação Inclusiva: teoria e prática na formação ministrado pela Profª. Esp. Gabriela dos Santos.
Os participantes também foram contemplados com conferências, como: “Formação de professores na contemporaneidade: paradigmas e desafios”, ministrada pela Profa. Ma. Luciana Mesquita da Silva, da Universidade de Aveiro – Portugal; “Formação Integrada Inicial – Continuada – de professores de ciências no PGP-PIBID-STH: ponto de vista de uma professora formadora do campo escolar”, ministrada pela professora da Faculdade Padrão de Goiânia, Ma. Márcia Friedrich e ainda “Saberes e Fazeres Integrados ao Cotidiano Escolar”, dirigida pela Profª. Ma. Eliene Pierote.

Dinâmica durante a conferência: ” Saberes e Fazeres Integrados ao Cotidiano Escolar” com a Profª. Ma. Eliene Pierote.

A professora Gilvana Mendes da Costa presente no encontro ressaltou a importância do seminário. ” O encontro oportunizou a discussão e a reflexão sobre temáticas valorosas, que implicam diretamente em uma ação educativa cada vez mais significativa para a formação humana e cidadã dos nossos alunos”, enfatizou.


José Carlos aluno de Educação Física e a Professora Gilvana Mendes durante II Seminário Sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI.​

Para o aluno José Carlos, do Curso de Educação Física – UFPI, o Seminário é um espaço reflexivo ” muito importante para nós futuros professores e para alguns que já estão atuando na educação básica, e contribuiu para pensarmos acerca do papel do professor na escola e de como desenvolver novas práticas”, conclui.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: