terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Piauienses se destacam na final do Desafio Universitário Empreendedor

Os quatro estudantes piauienses que participaram do Desafio Universitário Empreendedor conquistaram o terceiro lugar geral na competição. A grande final aconteceu esta semana, em Brasília.
Os universitários que representaram o Piauí foram: Caio Araújo Damasceno, Mayra Laís de Holanda Martins, Alberone Rodrigues do Nascimento e Paula Sabrina Soares Lustosa, todos da Universidade Federal do Piauí, UFPI.
Na final, os estudantes piauienses apresentaram como ideia uma prótese robótica de baixo custo, feita por impressão 3D. Eles ganharam troféus, tablets e uma viagem para conhecer um centro de empreendedorismo.
A estudante Paula Sabrina destaca que participar do Desafio foi importante para adquirir novos conhecimentos na área de empreendedorismo e negócios.
“Durante a final, tivemos quatro dias de intenso aprendizado. Pudemos conhecer como funcionam as ferramentas de modelagem de negócios e aprendemos sobre mercado, finanças e liderança. Também tivemos a possibilidade de vivenciar o passo a passo para a concretização de um negócio”, comenta Paula.
Ainda segundo a estudante, os integrantes da equipe já estão em busca de parcerias para que a ideia da prótese seja viabilizada e possa se transformar em um negócio rentável.
As equipes vencedoras apresentaram suas ideias a uma banca de jurados formada por representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Nacional; da Natura, da Endeavor, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, MDIC; e da 4Legal, empresa de consultoria em ideias de negócios. Participaram da final 108 estudantes de todo o país.
O primeiro lugar ficou com a equipe do Distrito Federal, e na segunda colocação ficaram alunos do Estado de Pernambuco.
O desafio
O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição entre estudantes por meio da internet. São jogos gratuitos em ambiente virtual, cursos – muitos deles sem custos –, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da universidade e bate-papo com especialistas, que repassam dicas de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos, liderança e diversos outros assuntos relacionados ao universo empresarial.
A plataforma utiliza um software de gerenciamento que, durante a competição, afere a pontuação de cada participante, gerando um ranking de jogos, um ranking histórico e um ranking do ciclo. Os resultados de cada um dos alunos são comparados com os dos demais participantes.
Maiores informações sobre o Desafio Universitário Empreendedor podem ser obtidas no site www.desafio.sebrae.com.br. Os interessados podem também procurar a Unidade de Atendimento Individual e Mercados do Sebrae no Piauí, localizada na sede da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou ligar para (86) 3216-1340.
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: