sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Projeto de combate às drogas reúne UESPI e CEDrogas na promoção de Direitos Humanos

Um dos projetos desenvolvidos pela Universidade Estadual do Piauí em defesa dos Direitos Humanos foi a ação “Em Defesa da Vida: Programa de incentivo ao diálogo e formação de multiplicadores para o combate às Drogas”, realizado em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas. O projeto objetiva sensibilizar os diversos envolvidos nesse processo, e se dá no formato de oficinas, realizadas em doze municípios do Piauí.


Na UESPI, a comissão responsável pelo projeto é composta pelos professores Gisella Rufino, Raimundo Dutra e Nadja Caetano. “Os grupos de atuação são divididos em três equipes, que realizam o trabalho entre a capacitação de professores, a sensibilização da família e a orientação dos alunos. É uma atuação em conjunto, em que todos os âmbitos são contemplados”, explica o professor Dr. Raimundo Dutra, diretor do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da UESPI.

Alunos participam da reunião e definem os grupos que atuarão no projeto

As oficinas propõem debates conduzidos por professores capacitados para aplicar o projeto e que tenham alunos entre 10 e 14 anos, do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental. Os grupos são formados por alunos da Universidade, dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Enfermagem, que compõem de forma voluntária o projeto. A intenção é que os professores e pais recebam as informações necessárias para lidar com os adolescentes e que estes sejam orientados quanto à consequência do uso das drogas.

Reitor Nouga Cardoso Batista, no momento em que foi firmada a parceria com a CEDrogas

A parceria é comentada pela diretora de políticas públicas da Coordenadoria, Maria Rio Lima, que ressalta a importância da inter-relação entre dispositivos, como secretarias, universidades e coordenadorias estaduais, para a realização de um trabalho significativo. “A temática da droga está presente em todos os âmbitos da sociedade, nas mais variadas faixas etárias e socioeconômicas. Por atingir os indivíduos de forma tão ampla, precisamos de todos os dispositivos disponíveis para abordar o tema, por isso a importância das nossas parcerias”, destaca Maria.
Com a oficialização da parceria, a UESPI se junta a órgãos públicos federais, estaduais e municipais que também firmaram convênio visando o combate ao uso de drogas. Além da Universidade Estadual do Piauí, a Federação Piauiense de Comunidades Terapêuticas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI), Polícia Federal, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí e Polícia Rodoviária Federal contribuem com a execução do projeto proposto pela CEDrogras.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: