sábado, 25 de abril de 2015

Aos 8 anos, menina cria catálogo de moda e confecciona pulseiras


Wilson Filho\Cidadeverde.com


Ela tem apenas 8 anos e talvez ainda nem saiba ao certo o que quer dizer "visão empreendedora" - mas tem isso na veia, fato que se revela dia após dia em suas atitudes, digamos, nada comuns para a idade. Maria Clara Miranda troca, por opção própria, as brincadeiras infantis pela fabricação de pulseiras para vender às amigas e passa horas a fio desenhando vestidos para compor o seu catálogo de moda.
No 3° Ano do Ensino Fundamental, a empreendedora mirim conta que começou a desenhar os modelos após ganhar um caderno da avó. "Eu viajei para a cidade do meu pai e minha avó me deu um caderno e eu comecei a desenhar. Eu comecei a gostar e cada dia eu fazia uma coisa diferente. Hoje eu levo esse caderno para a escola, para mostrar para as amigas", completa.
Mania de criar
A mãe da garota, a empresária Renata Miranda, explica que tenta chamar a atenção da filha para as tradicionais brincadeiras infantis, mas nem sempre tem sucesso. A pequena gosta mesmo é de criar e passa quase todo seu tempo livre desenhando roupas e confeccionando pulseiras. "Ás vezes, eu digo ‘Maria Clara largue isso aí, vá brincar lá fora’. Mas ela gosta mesmo de fazer isso, ela se diverte", ressalta.
E, nesse ritmo, Maria Clara faz cerca de 30 pulseiras por semana. "Eu brinco de outras coisas também, só que prefiro mesmo fazer isso", argumenta a criança, que aprendeu a fazer as bijuterias com uma prima e uma amiga. Apesar de dar algumas de presente, em média, ela cobra R$ 0,50 por cada exemplar produzido. Para conquistar os clientes, Maria Clara, leva a mercadoria embalada em papel de presente - um toque que ela considera especial.

Fotos: Wilson Filho / Cidadeverde.com


Maria Clara acrescenta que sempre que pensa em alguma ideia diferente para suas criações não perde tempo e começa a confeccionar, mas, como nem sempre a inspiração vem naturalmente, ela já tem uma técnica. "Tem vezes que não tenho muitas ideias, aí eu vou para alguns lugares para poder fazer a pulseira da cor do que eu vejo", relata.
A menina já é até reconhecida pelo seu talento. Recentemente, a babá de uma de suas amigas pediu que ela desenhasse o vestido que a babá usaria no casamento. E, com a prática de fazer pulseiras, Maria Clara, já começou a dar dicas para amigas que também querem começar o negócio de confecção de acessórios. "Eu tenho uma amiga que também faz pulseiras e dei algumas dicas para ela, como uma pulseira misturada com anel. E eu também mostrei para ela um jeito melhor de não gastar muito material", revela.
Controle de gastos
Como todo empreendedor bem-sucedido, Maria Clara tem também a característica de saber poupar. Ela guarda o dinheiro que consegue com suas vendas juntamente com a mesada que ganha dos pais e pretende juntar o máximo possível para "conseguir bastante dinheiro" e poder comprar algum dos seus sonhos de consumo. 
“Eu não gasto nem minha mesada, vou guardar até conseguir bastante dinheiro. Ainda estou pensando sobre o que vou fazer com o dinheiro quando conseguir, talvez eu compre um patinete, que minha mãe chama de ‘fábrica de quedas’”, brincou a garota.


Renata Miranda acrescenta que a filha tem um cofre e que não abre mão de aumentar os ganhos. "O pai dela fez uma proposta: quando chega o dia do aniversário dela, ele dá o dobro do que está no cofre, para que ela compre alguma coisa. Mas, ela já disse que não vai querer, que é para guardar o dobro para o ano que vem. Não imagino o que ela quer com tanto dinheiro”, diz.

Maria Clara mostra ainda que não é cedo para planejar a carreira e já decidiu que, quando crescer, quer continuar trabalhando com isso. "Também quero ser escritora e ter um blog na internet", destaca.

*Colaborou com essa reportagem Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
Fonte:Cidadeverde.com

Nenhum comentário: