A estudante Hosana Tenório dos Anjos, discente do curso de Comunicação Social do campus de Picos, é uma das oito finalistas do prêmio Vera Giangrande, o mais importante na área para estudantes de Comunicação. Sua pesquisa, intitulada “A participação nas rádios comunitárias – trilhando pela pesquisa participante e desvendando os meandros comunitaristas da FM Serra, no sertão do Piauí”, orientada pelo Prof. Dr. Orlando Berti, é a primeira, dentre todos os alunos do curso no estado, a chegar a essa fase do prêmio.
Hosana acredita que o curso de Comunicação da UESPI vem crescendo na qualidade dos estudos e pesquisas desenvolvidas. “Temos novos projetos de pesquisa e extensão na universidade. Penso que a indicação ao Vera Giangrande serve de estímulo para todos os acadêmicos”, afirma.
Para o professor Orlando Berti a pesquisa de Hosana foi marcante por diversas características, além do fato do ineditismo da indicação: “A pesquisa dela pensa o Piauí, trata de uma perspectiva que a UESPI vem trazendo há um bom tempo, que é a comunicação comunitária”, relata.
Hosana Tenório
Metodologia
O trabalho de Hosana disputou com aproximadamente 250 outros do campo da comunicação. “Foi uma pesquisa muito séria, que metodologicamente tem uma série de características positivas, porque ela passou dois meses morando na cidade de São Francisco de Assis do Piauí, e o grande segredo é que ela foi lá para tentar entender como uma pessoa que mora nessa cidade vivencia essa comunicacação comunitária”, complementa o professor.
Para que isto fosse possível, a estudante precisou realizar estudos prévios sobre a região. “Outro desafio foi realizar a pesquisa também na zona rural, uma vez que percorri cinco comunidades de motocicleta, e para isso contei com a ajuda de pessoas da comunidade. Ao todo foram realizadas 150 entrevistas semi-estruturadas e 49 entrevistas em profundidade”, afirma Hosana Tenório.
Prof. Dr. Orlando Berti
Perspectivas para a pesquisa no Piauí
Segundo a estudante, além das conclusões inerentes ao próprio estudo sobre a comunicação comunitária, uma que ela destaca é sobre o campo da pesquisa no estado: “É importante o desenvolvimento de pesquisas voltadas para nossa região, dessa maneira valorizando o nosso povo, a nossa terra, mostrando a necessidade e o compromisso que a universidade deve ter com a sociedade”, conclui.
Orlando Berti finaliza: “Tive oportunidade de ser professor da Hosana na UESPI de Picos. Ela é dessas alunas que a universidade revela como pesquisadores natos. A gente sabe que nem todos os alunos estarão na área de pesquisa, alguns vão pro mercado e pra outras atividades, mas a UESPI cumpre esse papel de formar pesquisadores e principalmente com essa temática social de pensar o estado”.
Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Nenhum comentário:
Postar um comentário