quinta-feira, 9 de abril de 2015

Escolas participam de capacitação do projeto Despertar do Sebrae

Para atender aos estudantes do Ensino Médio, o projeto "Despertar" é uma das três soluções educacionais que compõem o portfólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. Durante a capacitação inicial, os educadores das escolas João Henrique e Maria Conceição Salomé se reuniram no Cefti Raldir Cavalcante Bastos, que também participou do encontro na tarde desta quinta 09/04.
O Programa que trabalha estas soluções com professores e alunos, possui duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.



"Como o projeto é direcionado aos estudantes do ensino médio, tendo em vista o empreendedorismo, nosso trabalho aqui vai culminar em uma grande feira com produtos feitos por eles, onde será comercializado todo o material produzido, durante o evento", destaca o diretor Carlos Alberto do Cefti Raldir Cavalcante Bastos, uma das escolas participantes. 



Com o objetivo de "despertar" no aluno das escolas públicas a vocação para empreender, o projeto proporciona uma visão de futuro para os jovens, tendo em vista os desafios e as oportunidades do mundo do trabalho, podendo assim desenvolver o comércio local, gerando novos negócios e oportunidades.
De acordo com a consultora educacional do Sebrae, Lídia Nunes, o projeto está sendo iniciado agora nas escolas públicas. "Primeiramente faremos o trabalho em 10 escolas nesse ano de 2015, com a intenção de aumentarmos esse número, tendo em vista os benefícios que ele trás para a comunidade", destaca a consultora.



Outros dois projetos que compõem o Programa de Educação Empreendedora no Ensino Médio do Sebrae é o "Formação de Jovens Empreendedores" e o "Crescendo e Empreendendo".
Para a diretora Márcia Leite da Unidade Escolar Maria da Conceição Salomé, outra escola participante, o projeto possui uma proposta boa e inovadora. "Nossos alunos vão aprender a se conhecer mais, vão se sensibilizar, entender e aceitar a proposta. Vamos mostrar a eles que amanhã eles poderão ser donos dos seus próprios negócios, plantando e colhendo seus frutos", comemora. 



O curso "Despertar"

A metodologia proporciona que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final do curso, espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

O curso está dividido em 11 encontros presenciais, atividades de campo e a realização da Feira do Jovem Empreendedor.

Os encontros presenciais são: 
1º Encontro : Como Ser um Jovem Empreendedor?
2º Encontro : Como conhecer as tendências de mercado e manter-me atualizado?
3º Encontro : Como fazer planejamento para alcançar as minhas metas?
4º Encontro : Como trabalhar em equipe e conseguir os resultados almejados?
5º Encontro : Como manter uma rede de contatos?
6º Encontro : Como formular estratégias para o Plano de Ação da equipe?
7º Encontro : Como cooperar e partilhar informações para alcançar objetivos comuns?
8º Encontro: Como buscar informações e manter-me atualizado?
9º Encontro: Como o comprometimento do empreendedor ajuda a vender mais e melhor?
10º Encontro: Como ter eficiência e qualidade nas atividades pessoais e profissionais?
11º Encontro: Encerramento do Curso

A capacitação dos professores é realizada em 40 horas.

A aplicação com os estudantes é de 84 horas (44h presenciais; 30h de trabalho de campo orientado pelo professor; e 10h para organização e realização da Feira do Jovem Empreendedor).

Como participar 

Secretarias estaduais e municipais de educação, instituições de ensino ou associações que trabalham com jovens interessadas em aplicar uma das soluções educacionais para com os seus estudantes devem procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores.É importante destacar que a capacitação de professores não envolve custos financeiros para o parceiro. Ela é totalmente subsidiada pelo Sebrae.

Fonte: Seduc.pi

Nenhum comentário: