domingo, 3 de fevereiro de 2013

79% dos cursos da Uespi têm melhora nos índices do Enade

A política de investimentos na área da Educação, executada pelo Governo do Estado, vem se intensificando cada vez mais, a exemplo do fortalecimento das condições de infraestrutura da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Tais ações repercutem, em especial, na melhoria dos índices que mensuram a qualidade do ensino prestado aos estudantes. Um exemplo disso foi o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ainda no fim do ano de 2012, quando a instituição teve 79% de seus cursos com nota 3, 4 e 5, consideradas de médio para excelente.
De acordo com Francisco Soares, pró-reitor de Ensino e Graduação da Uespi, o resultado referente ao ano de 2011 foi bastante superior à última análise feita, ainda no ano de 2005. Na oportunidade, os mesmos cursos avaliados apresentaram notas 1, 2 e sem conceito, contabilizando uma margem de 82% das licenciaturas e engenharias avaliadas. “Saímos de uma situação ruim para um estágio confortável, mas estamos trabalhando cada vez mais com o objetivo de melhorar esses indicadores”, esclarece.
A divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC) do Enade foi referente ao ciclo de avaliações entre 2008 e 2011. Foram avaliados 79 cursos da instituição, que conseguiu aprovação com a nota 3. A nota máxima é 5. Segundo o reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira, 80% dos cursos da instituição foram aprovados, com nota igual ou superior a 3. “O IGC da Uespi evoluiu. Na avaliação passada foram pesquisados os cursos de bacharelado e agora foi a vez das licenciaturas”, ressalta. O conceito médio dos cursos de Mestrado também atingiu a nota 3.
Ampliação do campus de Picos
A Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) já iniciou a obra para a construção de três blocos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus de Picos. A primeira etapa consiste na perfuração de um poço e serviços preliminares como limpeza da área, locação da obra e escavações. Serão três blocos que vão conter: administração, biblioteca, auditório, laboratórios, salas de professores, salas de aula e de musculação para aulas práticas do curso de Educação Física, banheiros, praça de alimentação, quadra poliesportiva coberta e arquibancada. Além disso, serão construídos estacionamentos no local e todos os prédios possuirão rampas de acessibilidade.
A obra, orçada em R$ 3,4 millhões, está sendo executada com recursos do Governo do Estado e deve ser entregue no fim deste ano.

Fonte: 180graus.

Nenhum comentário: