segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Energia elétrica do Piauí é a quarta mais cara do Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na quinta (07/02) a lista atualizada das tarifas residenciais de energia com o desconto estabelecido pelo governo federal em 24 de janeiro. De acordo com os dados, a Cepisa (Companhia Energética do Piauí) possui a quarta tarifa mais cara do país: R$ 0,36292 kWh (reais por quilowatt-hora), quase o dobro da mais barata, R$ 0,197 kWh, aplicada pela Companhia de Eletricidade do Amapá.
As reduções definidas pelo governo federal variam de 18% a 25%, dependendo da concessionária. Os valores divulgados não contemplam tributos e outros elementos que são incluídos na conta de luz, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a Taxa de Iluminação Pública.
A agência realiza o processo de reajuste tarifário anual ou de revisão tarifária periódica, de acordo com o previsto no contrato da concessão. O desconto ocorreu devido à renovação antecipada das concessões de energia, que venceriam entre 2015 e 2017, concedidas por mais 30 anos em troca da redução no preço da tarifa e da eliminação de encargos federais sobre a conta de luz.
Segundo a Aneel, a tarifa deve garantir o fornecimento de energia com qualidade, assegurando aos prestadores dos serviços receitas suficientes para cobrir custos operacionais eficientes e remunerar investimentos necessários para expandir a capacidade e garantir o atendimento.

Fonte: G1.com.

Nenhum comentário: