quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Quase um terço dos computadores do mundo está infectado

Cerca de um terço (32%) dos computadores analisados em todo o mundo estavam infectados por malwares em 2012, de acordo com um relatório liberado pela PandaLabs na semana passada. No ano passado, o número de ameaças online no banco de dados da empresa de antivírus chegou a 125 milhões, sendo que a empresa estima ter encontrado 27 milhões de novas variantes de malware no período.
O número médio de novas ameaças criadas a cada dia chega a 74 mil, sendo que os Cavalos de Troia (Trojan) continuam representando a maioria. Em 2012, três em cada quatro infecções foram causados ​​por Trojans (76,5%) - crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Uma das razões para este crescimento é o aumento do uso de kits de exploração, como o Black Hole, informa o relatório. Esse tipo de kit não precisa da intervenção do usuário para atacar, ele apenas explora as vulnerabilidades de sistemas e compromete automaticamente os computadores quando o usuário visita uma página.
O segundo lugar entre "os maiores responsáveis por infecções" ficou com os vírus, representando 8%, seguido por worms (virus autorreplicantes), com 6%.

Fonte: 180graus.

Nenhum comentário: