quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Alunos de Pedagogia participam de apresentações orais e palestras em Encontro voltado para a pesquisa


Na programação da tarde do Encontro de Pesquisa de Docentes e Discentes do curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI) foram realizadas as apresentações “Comunicações Orais”, Mesas-Redondas e uma Palestra. De acordo com a Coordenadora do Curso de Pedagogia do NEAD, Profª Msc. Umbelina Saraiva, foram ao todo 12 apresentações orais entre estudantes de Graduação e do NEAD.
“Estou feliz pelo resultado onde os alunos de graduação foram oportunizados a adentrar ao mundo da pesquisa, o que é fundamental no que diz respeito ao tripé da universidade, que é ensino, extensão e pesquisa. Ela proporciona a continuidade e o fortalecimento da formação como pedagogo”, afirma a Professora Umbelina.
Às 18h, com o tema “A sociedade contemporânea: perspectiva da EaD”, a Diretora Geral do NEAD, Profª Drª Márcia Percília de Moura Parente, o Diretor Adjunto, Prof. Raimundo Isídio, e o Coordenador de Tutorias, Prof. Dr. José da Cruz Bispo Miranda, articularam uma mesa-redonda onde puderam avaliar as perspectivas, a sistematização, formação e acompanhamento do Ensino a Distancia com foco administrativo, pedagógico e tutoria.
Na palestra do sábado, 23, “Tutorial de alunos EaD: Progressos e avanços”, a Professora Umbelina proferiu sobre a importância do professor formador, do tutor na transposição de didática para o aprendizado do aluno. “Procurei levar uma análise tutorial, onde a contribuição do tutor muitas vezes faz a diferença em alguns pólos”, enfatiza.



Por fim, no último momento, os Professores Robson Carlos e José Bispo dialogaram com os participantes sobre Educação e Movimentos Sociais. Estiveram presentes no evento a representação de alunos de Pedagogia dos 12 pólos, cerca de 200 alunos.
Mônica Batista, estudante do pólo de Água Branca, revelou que o encontro foi muito proveitoso e parabenizou a equipe organizadora. Já Esiovaldo Idalino, de Canto do Buriti, destacou a importância do evento. “Estou maravilhado com o encontro, aprendi bastante sobre pesquisa e agradeço à professora Umbelina pela oportunidade. Lamento pelos que não puderam vir do pólo de Canto do Buriti. Espero que outros encontros possam ser realizados e desta vez iremos como autores e não apenas como ouvintes”, finaliza.
Fonte: UESPI.

Nenhum comentário: