segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Canto-buritiense de 15 nos de idade, pela primeira vez em uma escola paulistana afirma que o estudo do Piauí é muito melhor que o de São Paulo

Igor Felipe Miranda Gonçalves, 15 anos, é um dos novatos na escola estadual José Monteiro Boanova, em São Paulo. Ele iniciou no 1º ano do ensino médio 15 dias depois da mudança de Canto do Buriti, município de 20 mil habitantes no interior do Piauí, para a capital paulista. 
Estudante Piauiense Igor  de 15 anos de idade sentado enfrente a escolar na segunda-feira. 
Cinthia Rodrigues do portal IG, entrevistou o estudando Igor que estava sentado em frente à escola após ser dispensado mais cedo na segunda-feira. Igor falou que foi morar em São Paulo para ajudar sua mãe, que tinha ido na frente para São Paulo e ele tinha ficado com a avó até que ela organiza-se as coisas lá, disse que não se surpreendeu com a cidade achou parecida com a cidade de Teresina e Fortaleza( capital do Piauí e capital do Ceará respectivamente). 
Perguntando por Cinthia pela escolha da escola e a distância que ele morava, respondeu que sua mãe o matriculou na escola José Monteiro Boanova por esta ser qualificada no ranking do Enem como uma das melhores da rede pública de São Paulo e que mora no morro doce na zona norte a 20 km da escola.
Uma pergunta feita por Cinthia que gerou polemica: E a escola se parece com as que você conhecia? Ele respondeu que não, falou que a escola é muito diferente, o jeito de educar também, falou que o estudo do Piauí é muito melhor. Que no Piauí a educação é mais séria tem avaliação todo mês para medir o desempenho dos alunos. Se não aprenderam os professores voltam a explicar o mesmo conteúdo até ficar claro para todos. Os professores ficam em cima, vão de carteira em carteira verificando se estão todos estudando. Aqui na escola José Monteiro Boanova, a professora explicou um assunto de química que não entendi muito bem pedi para que ela explicasse novamente e ela apenas repetiu a mesma coisa, continuei não entendendo.
Perguntado o que esperava da escola, ele respondeu que esperava que melhorasse, pois o seu objetivo não é apenas passar de ano, receber um certificado, que seu objetivo era aprender para quando precisasse utilizar esse conhecimento na prática, ter capacidade de o fazê-lo.

Fonte: Com informações Portal IG/Adriano HP.

Nenhum comentário: