quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

I Encontro de Pesquisa de Docentes e Discentes do curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância







Iniciou-se hoje, 22 de fevereiro, o I Encontro de Pesquisa de Docentes e Discentes do curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância – NEAD. O evento, que termina amanhã, dia 23, é uma realização da Coordenação do Curso de Pedagogia (EAD) e está ocorrendo no auditório do NEAD (sede no Campus Torquato Neto - UESPI).
A partir das 8h já estavam sendo feita as entregas de material e a recepção dos participantes. O público alvo são docentes, discentes e tutores que atuam no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, demanda social e comunidade universitária. O objetivo é fomentar a atividade de pesquisa de intervenção pedagógica realizada para a comunidade acadêmica de alunos graduandos e pós-graduandos, além de professores pesquisadores.
Outro objetivo do evento é integrar os alunos dos Campus da UESPI e Polos do NEAD em prol da discussão sobre o quão importante e fundamental é a pesquisa para formação do discente e para a Universidade.
Às 11:00h, o encontro iniciou com uma apresentação musical das crianças da Escola Municipal Moacir Madeira Campos, do Santa Sofia (FOTO ao lado), que usaram flautas, triângulo, zabumba e caxixi,. Os garotos foram regidos pelo professor Agenor Abreu. “O trabalho com estas crianças foi iniciado há dois anos, onde buscamos resgatar as músicas do folclore, reizado, baião, músicas nordertinas”, explicou o professor.



Em seguida, após a composição da mesa, o Reitor em exercício, Prof. Nouga Cardoso Batista, saudou a mesa e os demais participantes do evento e enfocou a preservação da cultura demonstrada pelos garotos. Dando continuidade, o Reitor comentou sobre o quanto a apresentação e publicação de trabalhos científicos enriquece o currículo tanto dos acadêmicos como dos docentes. Ainda falou sobre o alto nível de aprovação dos alunos da EAD no processo seletivo da SEDUC. “Um encontro como esse fortalece ainda mais a Pedagogia do NEAD e proporciona o enriquecimento de conhecimento em pesquisas. Outro ponto interessante que gostaria de manifestar é exatamente o do alto índice de aprovação dos alunos do NEAD no 
.
seletivo da SEDUC” , parabenizou o Reitor em exercício

A Diretora Geral do NEAD, Márcia Percília Moura Parente (FOTO ao lado), agradeceu a toda administração superior e professores e também comentou sobre os resultados positivos dos alunos aprovados no Processo Seletivo da Secretaria de Educação. “É uma satisfação para nós do NEAD realizar este evento e trazer a tona o que já foi comentado pelo professor Nouga, a aprovação dos alunos da Educação a Distância, que mostra o quanto há competência no trabalho realizado pela NEAD. O resultado mostrou ainda que muitos alunos chegaram a superar os seus próprios mestres no quesito aprovação, e isso prova o sucesso desta modalidade de ensino”, comentou a Diretora.
A idealizadora do evento, Professora Mestra e Coordenadora do Curso de Pedagogia do NEAD, Umbelina Saraiva Alves (FOTO abaixo), falou sobre o principal objetivo do encontro e citou que a educação a distância é discriminada por aqueles que não conhecerem a fundo o programa. “Tem-se uma imagem deturpada da Educação a Distância, ela é discriminada porque não a conhecem a fundo. Digo até que os alunos da EAD tem até mais condições de aprendizado que os de forma presencial. Espero que haja uma interação dos alunos com os professores no sentido apresentarem seus trabalhos científicos ou, no mínimo, vivenciarem estas apresentação, pois queremos estes ouvintes apresentando trabalhos nos próximos eventos”, finalizou a Coordenadora.



As alunas de Pedagogia do Campus Clóvis Moura, Luana Alencar e Fátima Cardoso, foram unânimes quando falaram sobre a importância do evento para suas trajetórias acadêmicas. “Iremos apresentar nossos trabalhos e o evento proporcionará para nós a interação com o pessoal da EAD, oportunizando, assim, análises dos trabalhos de pesquisa”, disse Luana. Já Maria Lucia, discente do polo de Castelo do Piauí, falou sobre o quanto este encontro pode somar na sua formação acadêmica. “Este tipo de encontro nos proporcionará vários conhecimentos na área da pesquisa e fará adquirir experiência àqueles que apresentarem seus trabalhos” afirmou Maria Lucia.

Fonte: UESPI.

Nenhum comentário: