sábado, 1 de fevereiro de 2014

Pesquisadores da UESPI têm artigos aceitos em Conferência Internacional

Dois professores da UESPI – Universidade Estadual do Piauí, tiveram dois artigos científicos aceitos em conferência internacional. Os pesquisadores fazem parte do Laboratório de Sistemas Onipresentes e Pervasivos – OPALA, da UESPI. São os professores Carlos Giovanni, Doutor em Engenharia de Teleinformática e José Bringel Filho, PhD em Ciência da Computação. Os trabalhos foram aceitos na 28th IEEE International Conference on Advanced Information Networking and Applications (AINA-2014), a ser realizada em Victoria, no Canadá, entre os dias 13 e 16 de maio de 2014.
O primeiro artigo – desenvolvido em parceria com o laboratório COSMOS/UEVE – Evry/França – intitula-se “A Quality-Aware and Energy-Efficient Context Management Framework for Ubiquitous Systems” (Uma Arquitetura de Gerenciamento de Contexto Energeticamente Eficiente e Sensível à Qualidade para Sistema Ubíquos). O segundo, feito em parceria com o Laboratório LIG – Grenoble/França, é denominado “Annotation-based Access Control Approach for Ubiquitous Systems” (Uma Abordagem de Controle de Acesso Baseada em Anotações para Sistemas Ubíquos). De um total de 583 trabalhos submetidos ao AINA por pesquisadores do mundo todo, somente 159 foram aceitos (taxa de aceitação de 27%).
“A meta traçada por nosso corpo docente é de mantermos uma frequência de publicação em conferências indexadas com Qualis CAPES A1, A2, B1 e B2″, afirma o prof. José Bringel, coordenador do OPALA. O Qualis definido pela CAPES busca ranquear e classificar as conferências e jornais nacionais e internacionais a fim de padronizar pontuações de produtividade acadêmica dos docentes em avaliações, sejam elas para obter recursos em projetos financiados por órgãos de fomento (CNPq, CAPES, FAPEPI) ou para aferir a qualidade acadêmica em termo de produção dos docentes.
Prof. José Bringel destaca também que o objetivo principal das submissões é, além de seguir as politicas de divulgação de resultados acadêmicos de professores da UESPI, credenciar o corpo docente do CTU [Centro de Tecnologia e Urbanismo] para o projeto de abertura de um programa de mestrado profissional em Computação Aplicada. “Publicações em conferências e revistas indexadas com Qualis CAPES A1, A2, B1 e B2, possuem maior peso de pontuação para a análise da proposta de abertura, dai vem a importância de forcarmos nossas publicações em conferências com tais classificações”, afirma Bringel.
O projeto de abertura do mestrado profissional em Computação Aplicada se encontra em fase de revisão, com previsão de submissão neste inicio de ano quando o sistema da CAPES estará aberto para novas propostas. Caso a proposta do Mestrado em Computação Aplicada seja aprovada, a partir de 2015 serão ofertadas vagas.
“Temos bons indicadores com relação a produtividade do corpo docente envolvido no projeto do mestrado, bem como contamos com o apoio da administração superior da UESPI com relação às demandas de infraestrutura. Além disso, contamos também com o apoio de parceiros da iniciativa pública e privada que são sensíveis à importância do programa para a região a fim de suprir a demanda reprimida que é atendida por outros estados vizinhos”.
Além desses dois artigos Qualis A2, os pesquisadores do laboratório OPALA também obtiveram um artigo aceito na 10th IEEE IUC 2013 (Qualis B2) e outro na IEEE Healthcom 2013 (Qualis B4).
Wanderson Araújo (Estagiário-ASCOM)

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: Uespi.br

Nenhum comentário: