Os criadores de gado bovino do Piauí têm até a próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, para certificar a vacinação de seu rebanho em um dos 200 escritórios da Agência Agropecuária do Piauí (Adapi) espalhados por todo o território piauiense. O prazo inicial era o dia 15 de fevereiro, mas em razão de ser um sábado, a Agência resolveu estendê-lo até segunda. A meta da campanha é imunizar 100% do rebanho bovino piauiense, superando o último índice vacinal da II etapa de 2013 (julho), que foi de 97,59%. A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2014 foi lançada em janeiro. A meta deste ano é vacinar mais de um milhão de cabeças.
De acordo com o diretor-geral da Adapi, José Antônio, mesmo o Piauí tendo alcançado, em 2013, a certificação de Estado livre da aftosa, os criadores não devem descuidar de continuar vacinando o seu rebanho. “É importante que os criadores continuem vacinando o seu rebanho. Isso é uma forma de impedirmos o aparecimento da doença e alcançarmos 100% do gado no Estado livre da aftosa”, explica.
Segundo José Antônio, até maio deste ano, o Piauí receberá certificação internacional de área livre da doença, o que proporcionará para o criador a exportação de seu rebanho para outros países, com a certificação de uma carne segura para o consumo.
Fonte: Cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário