domingo, 16 de fevereiro de 2014

"Rei do Brownie" exporta doces com marca made in Piauí

Com o sonho de se tornar financeiramente independente, o estudante João Batista, aos 19 anos, tomou a decisão de montar o seu próprio negócio. Há 3 anos, o jovem começava a produzir e comercializar brownies, uma espécie de bolo de chocolate com nozes ou castanhas, típico da culinária americana. A força de vontade aliada a uma boa administração possibilitou a revenda da especiaria em mais de 45 pontos comerciais e fez do empreendedor piauiense, o Rei do brownie.
Foto: Ascom Setre

Para aprimorar o empreendimento e seguir de maneira positiva com o seu negócio, o jovem procurou a Agência de Empreendedorismo de Teresina (AgE), ligada à Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), e passou a receber consultorias, participar de cursos e palestras sobre temas no âmbito do empreendedorismo e teve o negócio formalizado. “Com a ajuda da agência consegui fazer o roteiro financeiro e a logomarca da empresa, aprendi sobre planejamento e os demais quesitos essenciais de um negócio próprio e pude contratar um ajudante”, diz.
Após a formalização do seu empreendimento, a empresa de João gerou um novo posto de trabalho e o microempreendedor passou a ter todos os benefícios assegurados pelo Estado. Hoje, o jovem já possui uma fábrica, na qual cerca de 4 mil brownies são mensalmente produzidos. Além de ser revendido em quase 50 pontos de venda na capital, o produto pode ser encontrado ainda em outros estados, como Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. “O próximo passo é abrir a loja, ofertar uma maior variedade de brownies e chegar a Brasília para que a partir daí possamos revender para todo o Brasil”, conta João Batista.
História de sucesso
A ideia do empreendimento surgiu quando, em uma reunião de família, João Batista experimentou o brownie de sua tia. Imediatamente, o jovem, que sempre gostou de negócios, achou ter encontrado um produto alvo e a chance que tanto esperava. Com a receita do bolo em mãos, o jovem decidiu arriscar-se na empreitada e começou a vender os brownies na faculdade que acabara de ingressar para cursar Administração. Em pouco tempo, o empreendedor passou a vender mais de 100 unidades por dia e ficou conhecido como o Rei do brownie.


O aumento da procura pelos brownies na faculdade fez com que o estudante enxergasse um pouco mais além. Foi quando João começou a trabalhar com a revenda do produto. “Comecei a oferecer os brownies a restaurantes, lanchonetes, faculdades e outros. Na época, consegui firmar parceria com um grande grupo de panificadora, o que deu bastante visibilidade ao negócio. A partir daí, a demanda cresceu muito e vi a necessidade de procurar orientação e me tornar um Microempreendedor Individual”, explica João Batista.
Além da aplicação e força de vontade, o jovem empreendor piauiense pode, como o Rei do Brownie, contar com a orientação da Agência de Empreendedorismo de Teresina. Para mais informações, contactar: (86) 3211-0696. 
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: