sábado, 8 de fevereiro de 2014

Professor da UESPI tem artigo em Conferência sobre psicanálise e consciência nos EUA

O professor de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de São Raimundo Nonato, Carlos Eduardo de Sousa Lyra, Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, teve trabalho aceito em conferência internacional a ser realizada em Tucson, nos Estados Unidos. O evento, intitulado Toward a Science of Consciousness 2014, ocorrerá entre os dias 21 e 26 de abril deste ano. Filósofos, psicólogos, neurocientistas e outros pesquisadores de diversos países discutirão os avanços ocorridos em vinte anos de estudos científicos acerca da consciência.
Segundo o professor Lyra, o trabalho que será apresentado, intitulado “Memória e Afeto: da Psicanálise à Neurociência” – é a continuação de investigações epistemológicas que já tinham resultado em uma série de cinco artigos acerca da relação entre psicanálise e neurociência, publicados em periódicos científicos nacionais entre 2004 e 2007. Além disso, o trabalho inclui resultados provenientes da tese de doutorado do professor, intitulada “O estudo científico da consciência na perspectiva da teoria do campo unificado”, realizada com auxílio da Fapesb e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e defendida na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2012.
“Será uma oportunidade única de poder prestigiar, no mesmo evento, o trabalho de vários pesquisadores de renome internacional – muitos deles citados em minha tese de doutorado – em torno da discussão acerca dos avanços ocorridos nos últimos vinte anos no campo de estudos científicos sobre a consciência”, afirma o professor Lyra, que atualmente é o pesquisador responsável pelo Núcleo de Neurociência, Psicanálise e Educação (NNPE), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela UESPI.



Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: