quarta-feira, 9 de setembro de 2015

I Encontro Nacional de Letras discute os desafios atuais na educação

Camila Oliveira

Para a professora Dr.ª Joseane Maia, “não há educação de qualidade fora da decisão de formar leitores”. Com base nessa afirmativa, a mesa redonda formada por ela, Ms. Josefina Ferreira e Ms. Dheiky Rocha, discutiu “narrativas para crianças: do oral ao literário”, durante o I Encontro Nacional de Letras no Auditório Central da Universidade Estadual do Piauí -UESPI. A segunda mesa redonda da quinta-feira (03/09) foi “a linguística e o ensino da Língua Portuguesa: desafios e perspectivas atuais”, composta pela vice-reitora da UESPI, Dr.ª Bárbara Melo, pela coordenadora do PROFLETRAS, professora Dr.ª Nize Paraguassue a mestranda Betânea Melo.


Professor Ms. Dheiky Rocha, Dr.ª Joseane Maia e Ms. Josefina Ferreira

O evento é realizado pela coordenação do curso de Letras/Português da UESPI e procura debater questões relativas à identidade, interculturalidade e ensino de língua e literatura na educação básica. Na primeira mesa redonda do dia, foi apresentada a transformação da literatura infanto juvenil ao longo do tempo e as características de cada época. Além disso, a discussão abordou as narrativas infantis em verso, como trava-língua e cordel e também a temática indígena. Os professores palestrantes buscaram incentivar os graduandos a formarem leitores.

Mostrando os desafios do ensino da língua portuguesa, e a importância de conhecer a teoria e aplicá-la na prática, foram apresentados trabalhos de pesquisa realizados pelas três palestrantes da segunda mesa redonda. “O ensino de produção textual é um desafio, mas ao termos segurança teórica e metodológica teremos êxito no ensino”, ressaltou Bárbara Melo. As docentes abordaram em suas falas o ensino de gêneros epistolares, de gêneros opinativos e do uso da crase.


Professora Dr.ª Nize Paraguassu, Dr.ª Bárbara Melo e mestranda Betânea Melo

Durante a tarde, haverão ainda cinco minicursos, e a noite, a mesa redonda “variação linguística”. O encontro finalizará amanhã (04/09), com mesas redondas e uma palestra, além do lançamento de livros. A programação completa está disponível no site do evento.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: