sábado, 26 de setembro de 2015

Piauí será o 1º Estado a ter escolas conectadas à internet por meio de fibra óptica

O Piauí será o único Estado do Brasil a ter as escolas estaduais conectadas à internet por meio de fibra óptica. A iniciativa integra o Plano de Modernização da Educação, novo projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para garantir às escolas, sistemas e infraestruturas adequadas, além de qualificação aos professores.
Na área de tecnologia da informação, a principal meta é aumentar a velocidade da internet nas escolas.
"O que hoje funciona com 2 MB passará para 100 MB, garantindo o pleno funcionamento dos laboratórios, da parte administrativa de cada escola e Gerências Regionais de Educação (GREs). A velocidade da internet vai aumentar e ainda será disponibilizada a wi-fi zone (área de livre acesso) aos alunos e professores. A Seduc terá o cuidado de deixar aberto somente o conteúdo relacionado à área pedagógica, bloqueando pornografias e sites indesejados", disse Jorge Tajra, gerente de Tecnologia da Informação da Seduc.
O projeto será divido em três etapas com investimento total de cerca de 60 milhões, por meio de captação de recursos através do Banco Mundial. 
Na primeira fase, todas as 155 escolas da rede estadual de educação situadas em Teresina serão contempladas, o que vai tornar a cidade a única capital do Nordeste a conectar todas as escolas à internet por meio de fibra óptica, material que estão substituindo fios de cobre, por aumentar a velocidade de transmissão de informação digital.
Fonte: Cidadeverde,com

Nenhum comentário: