sábado, 5 de setembro de 2015

Teto de sala desaba durante prova e seis alunos ficam feridos em Teresina

Direção da escola disse que número de feridos poderia ter sido ainda maior.
Engenheiro da Semec esteve na unidade no bairro Satélite nesta quinta (3).

Gilcilene AraújoDo G1 PI

Teto de Escola Francisco Prado desabou em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1 )

Seis alunos ficaram feridos após o teto de uma sala de aula desabar na Escola Municipal Francisco Prado, bairro Satélite, Zona Leste de Teresina. De acordo com a diretora adjunta da unidade, Gilvaneide Pontes, o acidente aconteceu na tarde da quarta-feira (2) durante aplicação de uma prova. 

Ainda conforme relato da diretora, a proporção do acidente só não foi maior porque muitos estudantes já tinham saído.

"Estava na secretaria da escola por volta das 16h quando escutei o barulho, mas achei que fosse um avião passando. Logo em seguida alguns alunos chegaram relatando o desabamento do teto, então eu corri com os outros professores em direção à sala e ajudamos os alunos a sair debaixo dos escombros. Graças a Deus eles sofreram apenas ferimentos leves e a maioria tinha saído", relatou.

Em conversa com a diretora, a professora que aplicava a prova relatou ter ouvido um estalo no teto e, segundo ela, só deu tempo dos alunos se protegerem embaixo das cadeiras. "Ela contou que o teto desabou sobre o forro e em seguida caiu em cima dos alunos. Todos foram atendidos na própria escola e a Secretaria Municipal de Educação foi informada", disse.

Engenheiro da Semec fez vistoria na escola nesta quinta-feira (3) (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Gilvaneide Pontes informou que a escola tem 40 anos de existência e atende 600 alunos nos dois turnos. A sala onde o teto desabou foi um dos espaços contemplados na ampliação do prédio feita há 15 anos.
Com o acidente, a outra sala que fica ao lado teve que ser interditada.
Um engenheiro da Semec esteve na escola e informou que o trabalho de reparo será minucioso. Segundo ele, provavelmente a madeira tenha sido colocada de forma errada e com o tempo não aguentou o peso do telhado e cedeu. "No entanto, somente uma perícia deverá apontar o que realmente aconteceu", frisou.
No retorno às aulas nesta quinta-feira (3), professores revelaram ao G1 que muitos alunos estavam amedrontados e com receito do teto das demais salas desabar. "Alguns deles entraram na sala e nem retiraram as mochilas das costas", disse uma docente.
Nota
A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) informou que ao tomar conhecimento do fato, o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, dirigiu-se imediatamente à escola e providenciou o isolamento de todo o bloco de salas.
A Semec adotou todas as providências cabíveis para que, ainda nesta quinta-feira (3), o serviço de recuperação do teto de todo o bloco, e não apenas o da sala de aula afetada, seja realizado, colocando uma estrutura de ferro. Importante frisar que, a olho nu, não havia indícios que tal evento pudesse ocorrer. Por isso, a Secretaria de Educação não foi informada antes de qualquer necessidade de reforma na escola. As aulas, assim como toda a rotina da escola, acontecerão normalmente, sem prejuízos ao calendário letivo para os alunos.
Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário: