quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sem escolas, alunos do interior do PI viajam em caçamba para assistir aula

Fechamento de cinco escolas em Nazaré prejudica educação de alunos.
Transporte é feito em um veículo adaptado com bancos de madeira.
O fechamento de cinco escolas de Nazaré do Piauí, a 275 km de Teresina, vem prejudicando a educação dos filhos de agricultores da zona rural de Nazaré do Piauí, a 275 km de Teresina. Sem alternativa, os alunos são obrigados a viajar quilômetros em caçambas de caminhonetes para assistir aula e correndo risco de acidentes.
O transporte que deveria ser feito de ônibus, na verdade, é feito em um veículo adaptado com bancos de madeira. A dona de casa Luiza Maria Alves Franco afirma que o transporte é arriscado, mas ser única alternativa para os estudantes.
Na Escola Municipal José Vieira da Costa, na localidade Mamelada, tem 150 alunos matriculados no ensino fundamental em dois turnos. Uma das poucas unidades da zona rural em funcionamento, ela recebe crianças de várias localidades, que dependem dos dois ônibus responsavéis pelo transporte de todo o município ou das caminhonetes adaptadas.
Os alunos que moram na comunidade Malhada, por exemplo, precisam percorrer seis quilômetros de carro para chegar até a escola. Em meio ao calor e a poeira, eles enfrentam o percurso todo dia, porque a escola da localidade encontra-se fechada há dois anos.
A agricultora Raimunda NOnata Lopes mora ao lado da antiga escola e lamenta a situação. "A prefeitura alegou ter fechado porque não tinha condição de pagar os funcionários. Aqui só tinha uma professora para 1º, 2º e 3º ano. Tivesse ao menos funcionando, meus filhos não precisavam se arriscar para assistir aula em outro lugar", declarou.
A auxiliar de serviços gerais Maria do Amparo Sousa Dias é outra que se preocupa com a segurança. Ela acompanha todos os dias os três filhos na aventura até a escola. "Para manter eles estudando, eu preciso deslocá-los desta forma. Todas as mães ficam preocupadas, mas é o jeito, porque queremos o melhor para os nosso filhos. Tenho fé de ter um ônibus para transportà-los", disse.
A preocupação também da professora Marlene Ferreira dos Santos. Ela conta que algumas vezes alunos chegaram a cair das caminhonetes durante o percurso. "É um fato preocupante para o nosso município", frisou.
Resposta
O prefeito de Nazaré, Júnior Nunes, confirmou o fechamento de várias escolas na zona rural. Ele explicou que atualmente o Ministério da Educação libera recursos para construção de escolas com 10 a 15 salas de aula, de acordo com a quantidade de alunos.
"O pior foi no passado, nós já melhoramos muito. Temos três ônibus grandes que comportam 40 alunos cada e para suprir as estradas piores completamos com estes carros menores", alegou.
Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário: