quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Mesas redondas sobre mídias sociais e literatura piauiense infantil marcam o segundo dia do I

Encontro Nacional de Letras

Júnior Ribeiro

Duas mesas redondas e o lançamento de dois livros marcaram a manhã do segundo dia do I Encontro Nacional de Letras na Universidade Estadual do Piauí (UESPI/Torquato Neto). Realizado pela coordenação do curso Letras/Português no auditório central do campus, quatro professores discutiram sobre o uso das mídias sociais e de obras literárias piauienses infantis nas escolas.


Os professores Franklin Silva, Maria Lourdilene Barbosa e Francisco Alves Filho durante mesa-redonda

Participaram da primeira mesa-redonda, com o tema “Gêneros digitais na escola”, a profª Drª Maria Lourdilene Barbosa (UFPI), o prof. Dr. Francisco Alves Filho e o prof. Dr. Franklin Oliveira Silva (UESPI) que explicou que as funcionalidades e potencialidades das redes sociais e o universo escolar: “As redes e as mídias sociais devem ser aliados dos professores. O professor não deve fugir dessa nova realidade. É preciso reconhecer esse novo território e suas novas formas de interação e de uso da linguagem e tentar elaborar práticas didáticas de ensino de língua e também de outras disciplinas usando essas ferramentas”, finalizou.

A professora Maria do Socorro Magalhães falou do uso de livros literários infantis nas escolas

Com o tema “A poética de autores piauienses”, a profª Drª Maria do Socorro Magalhães abordou a utilização da poesia para crianças na literatura piauiense durante mesa-redonda. “O contato com a literatura desde cedo além de formar o gosto pela leitura, no caso de conhecer os autores do Piauí, também cria uma maior autoestima de saber que nós temos grandes poetas e narradores”, disse Magalhães.

A professora da UESPI (campus Heróis do Jenipapo) contando a história do Boi do Piauí durante o Encontro

“A Tartaruga de Sete Cidades” e “O boi do Piauí”, ambos livros infantis escritos/adaptados pelas piauienses Anna Miranda e Márcia Évelin, respectivamente, foram lançados no Encontro. “O livro visa enaltecer essa manifestação cultural nascida no Piauí que é o Bumba Meu Boi. Nós precisamos fazer com que as crianças, primeiro conheçam essa expressão como também cante e possam alimentá-la fazendo as suas ressignificações para o tempo em que elas vivem”, destacou a professora de Pedagogia do campus da UESPI Herói do Jenipapo, em Campo Maior, Márcia Évelin, responsável pela adaptação do livro “O boi do Piauí”.

Até a próxima sexta-feira (4) serão realizadas ainda palestras, mesas-redondas e minicursos.

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

Nenhum comentário: