quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mais Médicos no Piauí: entre Parnaíba e Guaribas


Por: Site Prefeitura de Guaribas
Guaribas, berço do Bolsa Família, precisa de médico. Quem se habilita a não ir para o litoral?
(MS, 24/07/2013, às 23:13:54)
O programa do Governo Federal que tenta levar médicos a todos os municípios brasileiros revela os contrastes do Piauí.
A turística Parnaíba, no litoral, disputará a preferência dos inscritos com Guaribas, símbolo do Fome Zero, que deu origem ao Bolsa Família, e é castigada por mais uma estiagem.
A partir do dia 28 de agosto, os médicos participantes irão dizer onde pretendem atuar nos próximos três anos, com direito a uma bolsa de R$ 10 mil, moradia e alimentação e especialização em atendimento básico.
A validação final será publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de agosto. O Ministério da Saúde dará prioridade aos municípios com maior vulnerabilidade social e às periferias das grandes cidades.
Apenas as vagas não preenchidas por brasileiros serão oferecidas a médicos estrangeiros. É a maior polêmica do programa, criado por medida provisória, que dispensa o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras - Revalida.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) contesta a legalidade dessa excepcionalidade e afirma que o governo colocará em risco a vida de pessoas carentes nas mãos de profissionais de duvidosa capacidade técnica.
O programa prevê uma imersão dos estrangeiros na realidade da área escolhida durante três semanas. Eles serão avaliados, preparados e acompanhados por professores de universidades federais. É requisito ter conhecimento em língua portuguesa.
Parnaíba tem cerca de 150 mil habitantes, duas universidades públicas e faculdades privadas e uma razoável infraestrutura urbana. É uma cidade favorecida pelas praias e o Delta do Rio Parnaíba. Não é um "sacrifício" passar três anos no litoral piauiense.
Guaribas fica no semiárido, tem um dos menores PIB per capita do Brasil, ficou conhecida pelo desafio lançado pelo ex-presidente Lula em 2003 de acabar com a fome e a miséria. Seus quase cinco mil habitantes até então eram ignorados.
O acesso rodoviário à cidade é precário. Sua beleza natural é a proximidade do Parque Nacional Serra das Confusões. Não é tão fácil convencer um médico a passar três anos em Guaribas.
Talvez seja em Picos, Piripiri, José de Freitas, Esperantina, Pedro II, Oeiras e Barras. Talvez não seja em Sussuapara, Morro Cabeça do Tempo, Canavieiras, Currais, Cristalândia,
Joca Marques e Madeiro.
Dos 224 municípios piauienses, 135 solicitaram médicos (55%). O levantamento do Ministério da Saúde indica que 90 estão em regiões de maior vulnerabilidade social, como Guaribas.
Em todo o Brasil, já aderiram 2.552 municípios, 45,8% do total. O Nordeste registra o maior número de participantes, com 867 (34%). Seguem as regiões Sudeste (652), Sul (620), Norte (207) e Centro-Oeste (206).
Além do estímulo à presença de um médico próximo à população carente, o governo promete investir na reforma, ampliação e construções de unidades básicas de saúde e hospitais. O CFM afirma que não faltam médicos no Brasil, mas condições de trabalho.
A presidenta Dilma Rousseff diz que faz duas escolhas ao mesmo tempo: levar médicos aos rincões e investir no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro Alexandre Padilha reforça a necessidade do programa:
Com este programa estamos enfrentando um dos grandes desafios da saúde pública brasileira, que é levar mais médicos para perto da população, especialmente para as regiões onde faltam profissionais. Sabemos que um médico junto da população faz diferença. Além disso, estamos fortalecendo a atenção básica, que é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde sem a necessidade de recorrer a um hospital.
Até o fim de 2014 serão investidos R$ 15 bilhões na construção, reforma e ampliação de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 h), 16 mil unidades básicas e 14 hospitais universitários.
Veja abaixo a lista dos municípios piauienses inscritos no Programa Mais Médicos:
AGRICOLANDIA
AGUA BRANCA
ALEGRETE DO PIAUI
ALTO LONGA
ALVORADA DO GURGUEIA
AMARANTE
ANGICAL DO PIAUI
ANTONIO ALMEIDA
AROEIRAS DO ITAIM
BARRAS
BARREIRAS DO PIAUI
BATALHA
BELEM DO PIAUI
BENEDITINOS
BERTOLINIA
BETANIA DO PIAUI
BOA HORA
BOCAINA
BOM JESUS
BONFIM DO PIAUI
BREJO DO PIAUI
BURITI DOS LOPES
BURITI DOS MONTES
CABECEIRAS DO PIAUI
CAJUEIRO DA PRAIA
CAMPINAS DO PIAUI
CAMPO GRANDE DO PIAUI
CAMPO LARGO DO PIAUI
CANAVIEIRA
CANTO DO BURITI
CAPITAO DE CAMPOS
CAPITAO GERVASIO OLIVEIRA
CARACOL
CARAUBAS DO PIAUI
CARIDADE DO PIAUI
CASTELO DO PIAUI
COLONIA DO GURGUEIA
COLONIA DO PIAUI
CONCEICAO DO CANINDE
CRISTALANDIA DO PIAUI
CRISTINO CASTRO
CURIMATA
CURRAIS
DIRCEU ARCOVERDE
DOM EXPEDITO LOPES
DOM INOCENCIO
ELESBAO VELOSO
ELISEU MARTINS
ESPERANTINA
FARTURA DO PIAUI
FLORES DO PIAUI
FRANCINOPOLIS
FRANCISCO AYRES
FRANCISCO MACEDO
FRONTEIRAS
GILBUES
GUARIBAS
HUGO NAPOLEAO
INHUMA
IPIRANGA DO PIAUI
JACOBINA DO PIAUI
JAICOS
JATOBA DO PIAUI
JOCA MARQUES
JOSE DE FREITAS
JUAZEIRO DO PIAUI
JUREMA
LAGOA DO BARRO DO PIAUI
LAGOA DO SITIO
LUZILANDIA
MADEIRO
MANOEL EMIDIO
MARCOLANDIA
MARCOS PARENTE
MASSAPE DO PIAUI
MATIAS OLIMPIO
MIGUEL ALVES
MILTON BRANDAO
MONSENHOR HIPOLITO
MONTE ALEGRE DO PIAUI
MORRO CABECA NO TEMPO
NAZARE DO PIAUI
NAZARIA
NOSSA SENHORA DOS REMEDIOS
OEIRAS
OLHO D'AGUA DO PIAUI
PADRE MARCOS
PAES LANDIM
PAJEU DO PIAUI
PALMEIRA DO PIAUI
PALMEIRAIS
PARNAGUA
PARNAIBA
PASSAGEM FRANCA DO PIAUI
PATOS DO PIAUI
PAULISTANA
PEDRO II
PICOS
PIMENTEIRAS
PIO IX
PIRACURUCA
PIRIPIRI
PRATA DO PIAUI
REDENCAO DO GURGUEIA
REGENERACAO
RIACHO FRIO
RIBEIRA DO PIAUI
RIBEIRO GONCALVES
RIO GRANDE DO PIAUI
SANTA CRUZ DO PIAUI
SANTA FILOMENA
SANTA LUZ
SANTA ROSA DO PIAUI
SANTANA DO PIAUI
SAO FELIX DO PIAUI
SAO GONCALO DO PIAUI
SAO JOAO DA CANABRAVA
SAO JOAO DA VARJOTA
SAO JOAO DO ARRAIAL
SAO JOAO DO PIAUI
SAO JOSE DO DIVINO
SAO JULIAO
SAO MIGUEL DO FIDALGO
SAO MIGUEL DO TAPUIO
SAO PEDRO DO PIAUI
SAO RAIMUNDO NONATO
SEBASTIAO BARROS
SEBASTIAO LEAL
SIGEFREDO PACHECO
SOCORRO DO PIAUI
SUSSUAPARA
TANQUE DO PIAUI
VERA MENDES
VILA NOVA DO PIAUI
WALL FERRAZ
Fonte: AcessePiauí

terça-feira, 30 de julho de 2013

Alunos de Geografia da UESPI de Canto do Buriti realizam pesquisa de campo na disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia

Os alunos do Curso de Geografia do Núcleo Universitário da Universidade Estadual do Piauí-UESPI/PARFOR- Programa de Formação de Professores da Educação Básica, de Canto do Buriti, sob a orientação do professor Edson Barrinha, realizaram no último dia 18 de julho, uma pesquisa de campo no território urbano de Canto do Buriti.



Segundo o professor, a proposta consiste o desenvolvimento dos alunos, a partir da observação e orientação, um olhar crítico para assim entender os usos e ocupação do solo urbano, bem como a organização do território do município, canto-buritiense, destacando os fatores responsáveis. Além disso, os alunos foram orientados a identificar os principais equipamentos existentes e se essa existência provocou maior ou menor valorização do espaço.
Antes da pesquisa, foram desenvolvidas outras atividades que serviram como preparação para a atividade de campo, bem como contribuíram para um maior aprendizado da disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia, tais como: Leituras e socialização de textos, mecanismos de orientação e localização, resolução de folhas tarefas, Fundamentação teórica a cerca da pesquisa de campo.



“É importante destacar que o trabalho de campo aplicado no ensino de Geografia é de fundamental importância por tratar-se de ciência empírica. Além disso, permite a professor e alunos, associar teoria e prática, extrapolando os limites arquitetônicos da sala de aula, uma vez que o exercício de observação permite in loco uma postura mais crítica, frente às transformações da paisagem. Temos a preocupação em levar para os alunos novas metodologias para um ensino de Geografia mais significativo”, explica o docente. Ao total foram 60h aula e de propostas teórico-metodológicas, acerca da ciência geográfica.
No ementário da disciplina contemplou-se temas importantes para o curso, tais como: Análise dos procedimentos didáticos predominantes na prática pedagógica do professor de Geografia, Utilização dos procedimentos, recursos e técnicas disponíveis, Análise do livro didático de Geografia e Construção de recursos e procedimentos alternativos para a prática da Geografia Escolar.



Luana Torres (Estagiária-Ascom)

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Alunos de Pedagogia de Gilbués do NEAD realizam trabalho social em escola infantil


Distribuição de lanches, bombons e brinquedos marcaram as atividades na visita feita pelo Tutor Cândido José Pimentel da Silva e seus alunos do 4º período do curso de Pedagogia do polo de Gilbués do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD/UESPI). A Unidade Escolar de Educação Infantil Alzira Oliveira foi a escola visitada onde houve uma socialização envolvendo professores, pais e estudantes.

Alguns dos brinquedos distribuídos pelo tutor e alunos de Pedagogia

A disciplina História Social da Criança aborda a temática desde os primórdios da educação com os pequeninos e o Professor Cândido Pimentel resolveu juntamente com os alunos ir até uma escola na periferia de Gilbués por em prática a teoria aprendida na matéria vista em sala de aula.
Durante a visita, diretores, professores, pais e alunos fizeram-se presentes para receber o trabalho social
Segundo o professor tutor este tipo de trabalho é importante para animar e motivar as crianças, pois muitas vezes elas não recebem carinho em suas casas, vivem em situações de risco e em condições adversas. "Levamos brincadeiras educativas evolvendo higiene, afetividade, buscando dar carinho e amor para essas crianças carentes que vivem em situação de risco nesta comunidade. Em nossas atividades, fizemos distribuição de lanches, brinquedos e ao fim da nossa visita, a Diretora e Professoras da escola nos agradeceu pelo ato social que foi nossa visita", afirmou Cândido.

Cândido com as crianças que segundo ele, precisam de carinho tanto em casa como na escola.

A Coordenadora do curso de Pedagogia do NEAD, Umbelina Saraiva, comentou sobre a importância de projetos como este executado pelo tutor Cândido no município de Gilbués. "Esta relação com a prática do que é mostrado em sala de aula é um fator que contempla ao alunos em sua formação acadêmica, pois faz com que os alunos que ainda não atuam em sala de aula não possam ter um impacto em seu primeiro contato", enfatizou a Coordenadora.
O tutor Cândido Pimentel, dois meses atrás, já havia orientado as pesquisas de alunas do polo na escola Pingo de Gente, no Estado da Bahia.
Jhayson Phillipe (Estagiário ASCOM)/ Sammara Jericó (Assessora NEAD)
Fonte:EAD.UESPI.

domingo, 28 de julho de 2013

Oi tem 800 vagas para técnicos de manutenção; oportunidades para PI

A Oi está contratando 800 profissionais de áreas técnicas que atuarão na operação e manutenção de sua planta interna. Entre essas oportunidades há 12 vagas para Ceará e Piauí. Também há oportunidades para atuação em outros 19 estados: AC, AM, AP, BA, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RO, RS, SC, SP e TO, além do DF.


As contratações dão sequência à admissão de profissionais que atuam em centrais de telecomunicações, equipamentos de transmissão, plataformas de dados e equipamentos da rede móvel.
O novo desenho de gestão da planta interna, que levou ao projeto de contratação de pessoal, resultou em uma primeira fase na admissão de 4,4 mil colaboradores neste ano e representa mais um passo na direção estratégica traçada pela Oi para alavancar o patamar de qualidade dos serviços com diversas ações estruturantes.
As vagas disponíveis nesta segunda onda de contratações são, principalmente, para profissionais com formação em cursos técnicos como Telecomunicações, Elétrica, Eletrônica, Eletrotécnica e Mecânica.
Também há vagas para profissionais com Ensino Superior, como engenheiros e administradores. As inscrições devem ser feitas no site www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi e serão encerradas de acordo com o preenchimento das vagas.
Para os contratados, a Oi oferecerá plano de saúde, plano odontológico, vale transporte, vale alimentação, previdência complementar e seguro de vida, além de salários compatíveis com o mercado.
Fonte: cidadeverde

sábado, 27 de julho de 2013

Piauí registra saldo positivo de 1.632 novos empregos para mês de junho

O Estado do Piauí teve saldo positivo de 1.632 novos empregos criados no mês de junho de 2013. Foi o que apontou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho e Empregos (MTE).



Os números foram divulgados nesta semana e mostram crescimento de 0,6% quando comparado os resultados a maio deste ano. O setor que mais se destacou foi o comércio, com 777 novos postos de trabalho no período.
A indústria de transformação do Estado ficou em segundo lugar, com 437 novas vagas de emprego. A agropecuária está em terceiro lugar. Foram 295 novas oportunidades de trabalho. Ao todo, no primeiro semestre de 2013 foram 6.227 vagas de trabalho.
Empregos nos municípios
A pesquisa também levou em consideração o saldo de empregos criados nas 13 cidades piauiense com mais de 30 mil habitantes. União registrou a admissão de 874 pessoas e a demissão de 55: saldo de 819 novas contratações.
Teresina está em segundo lugar. Em junho foram 6.338 empregos criados e 5.901 desligamentos. O saldo de novos postos de trabalhos foi de 437 contratos de trabalho formalizados.

Fonte: cidadeverde.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Previdência poderá pagar auxílio transitório a mulheres vítimas de agressão


Risco social gerado por violência doméstica e familiar contra a mulher poderá levar a Previdência Social a conceder auxílio transitório à vítima. A medida está prevista em projeto de lei do Senado (PLS 296/2013) proposto pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) de Violência contra a Mulher.Criado nos moldes do auxílio por acidente de trabalho, este auxílio-transitório não vai exigir cumprimento de carência para ser pago. Todas as seguradas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas de agressão domiciliar e familiar - inclusive a empregada doméstica - terão direito ao benefício caso o episódio resulte em afastamento do trabalho. O benefício será calculado pela média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondentes a 80% de todo o período contributivo.
O pagamento do auxílio transitório terá início na data de afastamento do trabalho, determinado pelo juiz com base na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A vítima deverá receber o benefício enquanto persistirem as causas deste afastamento. O projeto permite ainda que o auxílio transitório seja pago em conjunto com o seguro-desemprego. Esse recebimento cumulativo, pela Lei nº 8.213/1991, que regula os planos de benefícios da Previdência Social, só é permitido aos pagamentos de pensão por morte e auxílio acidente.
Medidas protetivas
O PLS 296/2013 também modifica a Lei Maria da Penha para estabelecer medidas de proteção contra o agressor e em favor da ofendida. No primeiro caso, obriga o autor da violência a recolher 9% do salário de contribuição da vítima para o regime previdenciário à qual estiver vinculada. No caso da vítima, determina a comunicação do episódio de violência à autoridade previdenciária com vistas à concessão rápida do auxílio-transitório.
O novo benefício deverá ser custeado pelas contribuições regulares da segurada e pela receita gerada com o percentual pago pelo agressor no período em que durar sua concessão.
A CPMI da Violência contra a Mulher teve a senadora Ana Rita (PT-ES) como relatora e elaborou uma série de projetos de lei com vistas a aprimorar o marco legal brasileiro de combate à agressão das mulheres no ambiente doméstico e familiar. A comissão aprovou seu relatório final no dia 04 de julho.
Fonte: 180graus.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Prêmio Piauí Inclusão Social 2013: Aprendizagem de informática auxilia pessoas no mercado de trabalho

Desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, a Sasc, o projeto Caminhão Digital tem atuado na área de capacitação de pessoas.
Aprendizagem de informática tem auxiliado na inserção de pessoas no mercado de trabalhoFoto: Reprodução

Mais de 52 mil alunos capacitados em três anos. Essa é a expressiva marca alcançada pelo projeto Caminhão Digital, iniciativa que, hoje, é a “menina dos olhos” da SASC (Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania). Ao longo desse tempo, os caminhões equipados com computadores percorreram todos os grandes territórios piauienses, convertendo-se em salas de aula climatizadas e recebendo alunos com todo o conforto.
Os participantes são de famílias pertencentes ao cadastro único da assistência social, que recebem até dois salários mínimos. Grande parte dos alunos vivencia no projeto seus primeiros passos na informática e, não raro, acaba tomando gosto pela coisa. As aulas buscam dar as bases para que, posteriormente, os participantes aprofundem os estudos em outros cursos.
O curso básico é oferecido em quatro módulos distintos: o primeiro é o de IPD (Introdução ao Processamento de Dados, quatro horas aula), fase na qual o aluno toma contato com os conceitos do mundo da computação, aprendendo sobre as definições de hardware e software, conhecendo os periféricos e outros itens.
A segunda parte, com 17 horas aula, engloba a plataforma Windows. os estudantes aprendem as operações do sistema, familiarizam-se com o gerenciamento de arquivos, etc.
Logo em seguida, chega o módulo Word, também com 17 horas. Nesta parte do curso são ensinadas as características básicas do editor de texto, e os alunos passam a operar as diversas barras de ferramentas apresentadas pelo programa.
Por fim, vem o módulo de acesso à internet, fase em que os alunos entendem não só os conceitos dos navegadores, como estudam itens relacionados à navegação segura na grande rede.
Encontramos os alunos do Caminhão Digital no fim de mais um dia de aulas nas proximidades do Parque Lagoas do Norte, na capital. Na sala de aula (interior do baú do caminhão), o que se observa são olhares atentos. Uma soma de curiosidade e atenção, no semblante típico de quem está descobrindo uma avalanche de coisas novas.
E são justamente esses olhares que motivam os que têm a nobre tarefa de ensinar o “caminho das pedras” a alunos tão especiais. Com a palavra, o instrutor Robert Pimentel, que dá aulas para as turmas da capital.
“Todos estão empenhados. Falam bastante no mercado de trabalho.

Estão ansiosos para aprender mais e, com o certificado do curso em mãos, partir para novas conquistas”, diz o instrutor, que apesar do pouco tempo de contato, já ganhou a confiança e a simpatia da turma de alunos.
Robert explica que, em Teresina, são sete turmas ao todo: três nas segundas e quartas, outras três nas terças e quintas e mais uma às sextas - esta última com uma carga horária um pouco maior. Todas, no entanto, perfazem um total de seis horas/aula por semana. No total, o curso leva aproximadamente 45 dias.
Alunos falam da experiência do curso
Na frente da tela dos computadores do Caminhão Digital, alunos de todas as idades - e com diferentes pretensões. Um exemplo interessante é o do cozinheiro Francisco das Chagas Cruz Filho, que trabalha no Hospital Getúlio Vargas há mais de 30 anos. Ele, que é morador da Vila Carlos Feitosa, conta sua história.
"Eu tinha 'inveja' de quem sabe usar um computador. Queria muito aprender. Via os outros usando e ficava só na vontade. Há alguns dias eu estava passando por aqui e vi o Caminhão. Procurei me informar e achei o programa interessante. Hoje estou aqui, nas aulas. Ainda tendo um pouco de dificuldades, mas estou evoluindo", conta ele. E Francisco está mesmo empolgado: as aulas já lhe fizeram comprar um notebook, para usar em casa e continuar praticando o que é ensinado no caminhão.
O autônomo Genivaldo Sousa é colega de turma de Francisco e, assim como o cozinheiro, elogia as aulas. "Eu já havia feito um outro curso antes, mas não tive tanta oportunidade de praticar na época. Agora, estou aproveitando para tirar as dúvidas que ficaram daquele tempo. Além disso, estou me preparando, porque trabalho com vendas e o que aprendo aqui é muito exigido em minha profissão", destacou.
Quem também já fez outros cursos e agora desfruta da iniciativa da SASC é a estudante Lourdes Sales, de 16 anos. Decidida, ela planeja: "Depois daqui, quero me aprefeiçoar cada vez mais e, por fim, quero fazer webdesign".
Secretário exalta alcance e resultados do programa
O secretário da SASC, Francisco Guedes, conversou com o Jornal Meio Norte sobre o Caminhão Digital. "É uma atividade inovadora , que leva conhecimento e oportunidades aos mais longínquos lugares do Piauí. Beneficia famílias registradas no cadastro único da assistência social, mantido pela SASC, e com isso dá chances para quem não pode pagar R$ 300, por exemplo, em um curso de informática".
Guedes falou sobre a atuação do projeto em outros municípios nesta fase. "Hoje, estamos vendo o caminhão oferecer esses serviços em uma área bastante populosa da capital, na zona norte. Aqui, participam pessoas de diferentes localidades próximas, como os São Joaquim, Mafrense, Matadouro, Buenos Aires, entre outros. Mas vale lembrar que, no momento, além do que está sendo usado em Teresina, há mais três caminhões digitais em serviço: um em Cajazeiras, no vale do Canindé; outro em São João do Piauí e mais um no litoral do estado, em Parnaíba.
Ou seja, os quatro caminhões são usados de forma simultânea. "Com isso, são 1.150 alunos sendo capacitados só nesta fase do programa. Esse é um dos eixos do programa Brasil Sem Miséria: dar oportunidade de capacitação, oferecer estudos, tudo no caminho do bem", complementa Guedes.
O secretário tem procurado observar de perto a aceitação do projeto tocado pela SASC. "Os participantes acham a iniciativa formidável. Estive na semana passada em São João do Piauí, e vi alunos maravilhados. Afinal, é um caminhão climatizado e cheio de computadores voltados para o aprendizado em pleno semiárido".

FONTE: Dowglas Lima

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Senado Federal aprova parcelamento de férias a trabalhadores do país

Agora, o projeto segue para sanção, ou veto, da presidenta Dilma.
Trabalhadores com menos de 18 anos e os empregados com mais de 50 anos de idade poderão fracionar as férias, se o projeto de lei aprovado hoje (17) no Senado receber o aval do Planalto. Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) entenderam que todos os empregados podem optar por dividir o período de férias ou utilizar o período integral, independentemente da idade.


O autor da proposta, senador Paulo Paim (PT-RS), destacou que “o parcelamento das férias ocorre na maioria das vezes em proveito do próprio trabalhador, que pode aglutinar os dias de férias com períodos festivos ou especiais, como carnaval, veraneio, férias escolares, e outras datas em que pode estar no convívio de sua família”.
Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que regulamenta as relações trabalhistas no Brasil, empregados menores de 18 e os com mais de 50 anos de idade não podem dividir os dias de férias em dois períodos. Apesar da determinação nacional, a maior parte das convenções internacionais permitem flexibilizar o descanso anual, como a Convenção 132, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo governo brasileiro há 15 anos.
“Não encontramos a razão por que o legislador vedou ao menor de dezoito e ao maior de cinqüenta anos de idade o parcelamento do gozo das férias. O indicativo pode estar relacionado à idade com que as pessoas começavam a trabalhar e à expectativa de vida, na época da edição da lei”, avaliou o relator do texto, senador Armando Monteiro (PTB-PE).
Monteiro reuniu, no mesmo texto, a proposta que tramitava em outro projeto prevendo férias proporcionais para empregados contratados há pelo menos seis meses.
As regras trabalhistas definem que o periodo mínimo para ter direito a férias é de um ano de trabalho, mas como a legislação trabalhista obriga, no caso de demissão por justa causa, o pagamento equivalente ao período proporcional de férias, o relator entendeu que o direito pode ser admitido, em casos excepcionais se estiver previsto em acordo ou convenção coletiva de trabalho.
“Nada obsta que as férias possam ser gozadas semestralmente, em caráter excepcional. Ambas as proposições são meritórias, uma vez que refletem com muita propriedade a modernização das relações de trabalho, sem, no entanto, ferir qualquer direito do trabalhador”, avaliou Armando Monteiro.

Fonte: Exame

terça-feira, 23 de julho de 2013

Fernanda: Família processará Estado por não preservar local da morte

A família da estudante de Direito, Fernanda Lages Veras, encontrada morta em agosto de 2011, irá processará o Estado sobre os erros cometidos na falta de preservação do local de crime.
"Vamos processo o Estado, quem está cuidado disso é nosso advogado Lucas Villa, não sei os detalhes, mas entendo que tem e deve ser processado, porque não posso processar a delegacia, por exemplo, que tinha que preservar o local de crime e não houve essa preservação”, destacou a tia da vítima, Cassandra Veras.


Fotos: Lívio Galeno/Cidadeverde.com
O pai de Fernanda, Paulo Veras, afirma que continua com sua convicção de que a filha não se suicidou. “Foi homicídio, isso nunca saiu nem por um instante da minha mente, por conhecer a personalidade da minha filha, não passava pela cabeça de forma alguma, eu podia não conhecer as amizades, mas conhecia minha filha”, destacou.
Ele disse que alguns pontos tem que ser esclarecidos. “Por que um policial civil trocou a senha do netbook dela? Por que eles encontraram o pelo de um homem, a testemunha viu que tinha três pessoas na frente do prédio antes, sendo que ele conseguiu ver a tatuagem na perna da Fernanda e não sabe quem é o homem? Se a PF teve 100% de certeza que a Nayra estava no local antes, com esse homem, então ela mentiu no depoimento?”, questionaram Paulo e Cassandra.


A família avisa que vai aguardar os próximos passos do Ministério Público que deve solicitar à Polícia Civil novas diligências. “Nós acreditamos na instituição Ministério Público e nosso advogado já solicitou algumas diligências aos promotores. Nós ainda temos esperança, que encontrem esse homem e esclareça o que a Fernanda estava fazendo lá, porque não acreditamos que o crime tenha sido planejado, mas que tenha havido um descontrole da situação que culminou na morte da Fernanda”, finalizou Cassandra.
Fonte:cidadeverde.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Empresa da Bahia quer criar parque de energia solar em São João do Piauí

O secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Edson Ferreira, recebeu diretores da Vensolbras para discutir etapas sobre o processo de implantação de um Parque Fotovoltaico na cidade de São João do Piauí. A empresa baiana pretende investir na geração de energia solar na região. O projeto vai se desenvolver em três etapas, no total, serão investidos até R$1,2 bilhão, o que vai proporcionar a capacidade de gerar 200 MW de energia. A empresa já adquiriu um terreno de 180 hectares e está em processo de finalização de licença ambiental, a expectativa é que o parque entre em produção ainda neste ano.



Para o diretor da Vensolbras, Bruno Duarte, estudos apontam que as tendências mundiais mostram a energia solar como a melhor alternativa no que diz respeito à sustentabilidade. O processo de produção não gera riscos à população e nem ao meio ambiente. Bruno Duarte acrescentou que o Piauí possui uma das melhores ofertas de sol do país. "Com essas condições técnicas favoráveis e com as políticas do governo para produção de energia solar, vamos trazer progresso, gerando energia, empregos e as condições para chegada de indústrias.
O secretário Edson Ferreira ressaltou os ganhos do Piauí com os investimentos da empresa em São João do Piauí. Entre os benefícios que o estado vai ganhar estão a geração de empregos, o aumento na arrecadação, melhorias na qualidade da energia local, o aumento do turismo, a valorização de áreas próximas ao parque, o aumento de recolhimento de ICMS, além da visibilidade que o Piauí vai ganhar, o que pode atrair novos investidores da matriz energética.
A cidade de São João do Piauí foi escolhida pela empresa pela qualidade da oferta da matriz solar. O município apresenta irradiação média anual de aproximadamente 6.500 KJ/M²/dia e está localizado a cerca de 500 quilômetros ao sul da capital do estado. Como o projeto prevê a implantação do parque em três etapas, na primeira, serão investidos R$ 8 milhões e terá a capacidade de produzir 1 MW. Na segunda etapa, o investimento será de R$40 milhões para a produção de 5 MW. A etapa final do projeto prevê investimentos em torno de R$800 milhões, o que vai acarretar na produção de 200 MW.
Fonte:cidadeverde.

domingo, 21 de julho de 2013

Uespi abre processo seletivo com 99 vagas para professor


Ao todo, são 99 vagas e a remuneração chega a R$ 4.819,50, conforme a graduação do aprovado e a carga horária a ser cumprida.
A Universidade Estadual do Piauí está realizando o processo seletivo para professor do quadro provisório em diversos campi da capital e do interior. As inscrições começam no próximo dia 19 e vão até o dia 23 de julho.
Ao todo, são 99 vagas e a remuneração chega a R$ 4.819,50, conforme a graduação do aprovado e a carga horária a ser cumprida durante o segundo semestre deste ano. As áreas de conhecimento são: Turismo, Espanhol, Geografia, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Direito, Medicina, Enfermagem, Pedagotia, Biologia, Administração, Física, Letras/Português, Agronomia, Administração, Educação Física, Física, Matemática e Geografia.
Os editais (clique nos links a seguir) foram divididos por região norte – abrangendo as cidades de Piripiri, Barras, Campo Maior e Parnaíba; região sul – para os municípios de São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí, Picos, Oeiras e Amarante; campus de Teresina e Facime.
Os selecionados irão substituir os professores efetivos que estão afastados de suas funções para cursar Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado, ou por razões de Licença Maternidade, Licença para Tratamento de Saúde, Licença Sem-vencimento, Licença Sabática, à Disposição de outros órgãos da administração pública direta ou indireta e carga horária reduzida para assumir função em administração superior.
Para realizar a inscrição é necessário apresentar a ficha de inscrição, comprovante de pagamento da taxa, declaração, termo de compromisso, cópia de documentos e currículo, conforme informa cada um dos respectivos editais.
O processo seletivo será dividido em etapa didática e prova de títulos. A divulgação dos profissionais selecionados acontecerá no dia 14 de agosto.
Fonte:cidadeverde.

sábado, 20 de julho de 2013

Manifestação em Canto do Buriti - PI, organizada pelo grupo:JOVENS LUTANDO POR CANTO DO BURITI





A #ManifestaçãoCDB organizada pelo grupo denominado de “Jovens lutando por Canto do Buriti”, foi realizado nesta sexta-feira 19/07/2013 às 14h00 horas nas ruas de Canto do Buriti – PI.
Cansados de sofrer e ver pessoas sofrendo descasos em órgão públicos, desvios de verbas, as deficiências na saúde, segurança, educação, esporte, cultura e lazer e vários outros direitos básicos a qualquer cidadão e que em muitos casos são negados. O grupo foi às ruas pedir melhorias, reivindicar, cobrar serviços de qualidade. Pedimos o apoio do povo para lutar por uma causa de todos. Porém, poucos se importaram com as causas ou objetivos que o grupo investigou e apresentou a população.


Alguns por falta de oportunidades, visto que o horário e o dia de trabalho foram grandes inimigos da causa, pois os patrões não dispensaram alguns funcionários para lutar juntos conosco. Outros não se uniram a nós por medo de se “expor” ou de mostrar a cara pra bater.







Manifestamos em um número pequeno é verdade, alguns militantes não conseguiram dispensa do serviço para vir pra rua lutar pelos nossos direitos. Aos que lutaram juntos conosco parabéns, pois a caminhada é longa e não podemos desistir.
A concentração da manifestação de hoje foi na Praça Maninho Barreto ou Praça do Y, exibimos cartazes, músicas , apitamos, chamamos atenção de todo mundo.



Em seguida fomos em caminhada até a Câmara Municipal a onde o Governador Wilson Martins estava e realizaria o discurso.



Quando chagamos à frente da câmara pedidos para conversar com o Governador, os assessores direto dele nos procurou e recebeu três representantes do grupo: Luana Figueiredo, Cicero Delmonde, e Ricardo Macedo que transmitiram os objetivos do grupo e entregaram um relatório com todas as reivindicações que o grupo colheu até o momento.


Imagem de alguns lideres dos militantes: Cícero Delmonde, Luana Figueiredo e Ricardo Macedo.

Relatório este que será entregue ao ministério público. Ao mesmo tempo os militantes foram entrar na Câmara Municipal de Canto do Buriti e foram barrados por um policial Federal alegando que só poderíamos entrar depois que nossos representantes saíssem. Não aceitamos esta imposição dele e discutimos, reclamamos até que o Allan Filho do empresário Mariano interveio por nós e juntou-se ao grupo, foi agredido fisicamente por um policial Militar que o empurrou para fora da câmara, Allan então, filmou o bloqueio, prometeu divulgar na internet.

Allan Christoph Ribeiro 
Em seguida o Policial Federal saiu e deixaram que entrássemos. Dentro do plenário, abrimos os cartazes e o presidente da câmara Reginaldo Chaves tentou nos barrar, pediu que a segurança nos proibisse de exibir os cartazes lá dentro. No entanto, manifestamos, exibimos nossos pedidos ao governador que leu todos os cartazes.
Passamos algum tempo assistindo os discursos, depois fomos para fora protestar. Neste momento havia um pequeno grupo manifestando contra o atual prefeito Dr. Marcos Nunes Chaves, nos afastamos do grupo, pois a nossa manifestação não se tratava de desavença política e sim melhorias para nossa cidade, para nosso povo.



Não manifestamos contra o governo e sim contra as coisas incorretas existentes no setor da saúde pública em especial do Hospital Estadual domingos Chaves. Haverão outros movimentos promovidos pelo grupo JOVENS LUTANDO POR CANTO DO BURITI com os mesmos fins: melhorias para o povo e para cidade e não briga política partidária.


Fonte: ICB


Inscrições para cursos técnicos na modalidade ensino à distância começa hoje

Cursos técnicos na modalidade ensino à distância (EaD) para técnico em Serviços Públicos - 50 vagas, Técnico em Administração - 50 vagas e Técnico em Eventos - 50 vagas. Período de inscrição entre os dias 17 de julho até 01 de agosto de 2013. O cartão de informação receberá a partir do dia 07 de agosto e a realização da prova será dia 18 de agosto.

A prova do Exame Classificatório EAD será aplicada no dia 18 de agosto, no horário de 8h às 12h. O teste constará de 60 questões objetivas, das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com o conteúdo programático das disciplinas constantes no edital. O resultado final será divulgado até o dia 29 de agosto.

EDITAL:http://www.ifpi.edu.br/concursos/concursos/2013/class_ead_2013_2/EDITAL_CLASSIFICATORIO_EAD%20_2013.2.pdf


Fonte: Com informações da site Ifpi

sexta-feira, 19 de julho de 2013

1º Dia do Festejo de Sant’Ana

        A paroquia Santana de Canto do Buriti está em festa, mai um ano de encontro de irmãos com jesus cristo. A festa de Santa’Ana iniciou com alvorada festiva nesta quarta-feira 17/07/2013 às 5h00 horas da manhã e logo após, orações da manhã com o oficio divino das comunidades em seguida a santa missa celebrada pelo Pároco Padre Vespasiano de Carvalho Rosa. Depois da santa missa em ocasião da semana missionaria da juventude os jovens saíram em missão desta foram ao bairro santa luz recebe com alegria os jovens que entusiasmados e incentivados pela Diocese de São Raimundo Nonato e a Jornada Mundial da Juventude, visita as famílias daquele Bairro.
 Seguindo a programação:
Às 16h30 horas celebração com as crianças.
Às 19h00 horas chegada da imagem de Sant’Ana, peregrina, novena e Missa.


Fonte: paroquiasantanacdb.


Jovens lutando por Canto do Buriti


Foto da capa  

Este grupo surgiu de um diálogo na rede social Facebook entre a estudante de ciências Jurídicas e sociais Luana Figueiredo e o Vereador Átila Moura, ambos natural de Canto do Buriti - PI. De posse da idéia convidaram as igrejas evangélicas e católicas, associações, estudantes, trabalhadores, homens e mulheres. E todos aceitaram participar do grupo e lutar pelo progresso de nossa cidade, da nossa sociedade tão sofrida. A ideologia do grupo é buscar melhorias para cidade, investigando os pontos negativos seja no setor público ou privado e tentar solucioná-los.

Luana Figueiredo Atila Moura Ribeiro
                              Luana Figueiredo.            Átila Moura.

 Motivados pelas manifestações ocorridas em todo Brasil. O grupo decidiu realizar um movimento reivindicatório, diferente de alguns que você assistiu na Televisão. Este movimento tem a intenção de cobrar dos gestores públicos estaduais melhores condições no atendimento a pacientes que procuram o Hospital Estadual Domingos Chaves e não consegue ser atendido por falta de médicos ou equipamentos básicos de saúde. Será realizada uma manifestação pacífica, sem depredação do patrimônio público. Até porque o objetivo do grupo é construir e não destruir. Acontecerá nesta sexta-feira 19/07/2013 com a concentração dos participantes na Praça Maninho Barreto, mais conhecida como praça do Y a partir das 14h00 horas. Saindo em percurso até próximo ao Hospital onde ficaremos protestando pacificamente.
O grupo é formado por todos aqueles que sonham com uma sociedade melhor, Uma cidade melhor. Você que ama CANTO DO BURITI Venha participar desta manifestação, traga seu cartaz, seu protesto, sua indignação, mas principalmente seu respeito por Canto do Buriti esta cidade tão maravilhosa de povo tão acolhedor.
 Lutar pelos direitos coletivos é um ato de cidadania, exerça seu papel como cidadão!
Venha e juntem-se a nós pelo bem comum a todos, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, ESPORTE, LAZER dentre outros direitos a todos nós!!!

Veja alguns textos extraídos da rede social facebook por usuários insatisfeitos com os serviços públicos:

Esivaldo Idalino
JOVENS LUTANDO POR CANTO DO BURITI

Visando melhorias para nossa cidade, para nossa gente e motivados pelas manifestações nacionais insatisfeitas com o poder público e pelo sofrimento do nosso povo Canto buritiense, decidimos unir forças para lutar por melhores dias, para reivindicar aquilo que está errado. Faremos uma manifestação pacífica neste mês de julho e contamos com a sua participação para que juntos possamos formar forças e mostrar nossos ideias, expressaremos em GRITOS, CARTAZEZ, toda nossa revolta em plena MANIFESTAÇÃO. Pelo que vem acontecendo em nossa cidade, principalmente os constantes descasos no hospital Domingos Chaves. Porém, juntos lutaremos para melhorar este e vários outros problemas que assola nosso Querido Canto do Buriti - PI. Próxima semana acontecerá a #‎ManifestaçãoCDB, então você que ama nossa cidade venha participar e ajudar de forma pacífica essa manifestação que entrará para a história de nossa cidade contamos com todos vocês.

Luiz André
População de CANTO DO BURITI – PI vai às ruas nesta sexta-feira (19 de julho), reivindicar melhoria no que diz respeito à saúde pública do Hospital Domingos dos Santos Chaves, que compete à esfera Estadual. Os moradores estão indignados pela falta de médicos e pedem providencias ao governador Wilson Martins. Cartazes, apitos, gritos, visando reivindicar soluções a respeito, serão muito bem vindos, pois a manifestação será pacífica...

Bom dia a todos eita, mas ontem no hospital tava um movimento já esta arrumado algumas coisa lá q bom mas será pq? pq o governador vai vir ? para ver q ta tudo bem mas nos queremos mas um bom atendimento medico de plantão nossas cirurgias eletivas de volta os parto normais as cesariana , raio x funcionando os ar condicionados de volta nos leito do paciente , cadeiras para os acompanhantes, televisão de volta para o paciente e os funcionários, principalmente para os profissionais. SAÚDE DIREITO DE TODOS DEVER DO ESTADO...

Alexandre Santos
GENTE VAMOS FAZER UMA MANIFESTAÇÃO PACIFICA E PEÇO AOS QUE QUEREM A PARECER QUE POR FAVOR FIQUEM EM CASA, POIS QUEREMOS EXERCER NOSSOS DIREITOS NÃO QUEREMOS NOS APARECER PRA FAZER MÍDIA. E VAMOS AVANTE GENTE E BOA SORTE.

João Brasileiro Coelho
TODAS E QUAL QUER MANIFESTAÇÃO TEM QUE TER SEU OBJETIVO SEJAM PASSIVOS E DIGA NÃO QULQUER TIPO DE BAGUNÇA SE NÃO NÃO É VALIDO A MANIFESTAÇÃO TEMOS QUE MOSTRAR PARA OS POLITICOS QUE É SIMPLES SERMOS HONESTO E MOSTRAR SEU CARATER.
Alessandro Luz
Não se desenvolve nenhuma nação se não colocar como prioridade de qualquer governo a educação . O que vemos hoje são jovens (grande parte deles alienados ) que esquecem que a verdadeira mudança começa em casa, pois o Brasil necessita de mão de obra qualificada e ativa , e o que vemos no nosso dia a dia é o povo exigindo muito dos governantes esquecendo de exigir de si mesmo o empenho para conquistar o se espaço no mercado de trabalho . Devemos lutar para que nossos governantes criem projetos que qualifiquem a nossa mão de obra mas devemos também fazer a nossa parte . Alessandro Luz
 

Fonte: ICB.


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Manifestantes evangélicos tomam conta das ruas de São João do Piauí

Uma grande manifestação evangélica tomou conta das principais ruas da cidade, foi à comemoração do dia do evangélico na segunda (15/07) realizada por uma aliança de pastores.
A caminhada deu-se inicio por volta das 15 horas, na qual os evangélicos confeccionaram faixas e bandeirolas para participarem da caminhada, foram dezenas de pessoas que participaram do manifesto, sendo que muitos também acompanharam de carro, a passeata passou pela Avenida Henrique Coelho, Avenida Cândido coelho tendo uma parada em frente ao fórum oportunidade em que os evangélicos fizeram uma oração pelo poder judiciário da cidade.






Fonte: PedeFigueira

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Inscrições do Enade estão abertas e encerram em agosto

Objetivo do exame é aferir o rendimento dos alunos de graduação em relação ao conteúdo programático


Estão abertas até 16 de agosto próximo as inscrições on-line no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2013. De acordo com a Portaria Normativa do Ministério da Educação nº 6, que regulamenta a aplicação do exame, cabe às instituições de educação superior inscrever seus alunos. O artigo 11 da portaria estabelece que as provas serão aplicadas em 24 de novembro próximo, com início às 13:00h (de Brasília).
Nesta edição do Enade, será avaliado o desempenho dos estudantes de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
Participarão da prova:
-Ingressantes que tenham iniciado o respectivo curso este ano
-Concluintes dos cursos de bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014
-Estudantes que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição
-Estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2013
-Estudantes que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso até 16 de agosto
Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competência.
A Portaria Normativa do MEC nº 6/2013, de 28 de março último, foi publicada no Diário Oficial da União de 28 de março último, seção 1, páginas 10 e 11. Mais informações na página do Enade na internet.

Fonte: Com informações do MEC

terça-feira, 16 de julho de 2013

Piauí: operação desmonta quadrilha que explorava árvores em extinção

MORRO CABEÇA NO TEMPO: Ação da Semar apreendeu madeira retirada de aroeira, árvore protegida por lei federal.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Semar) concluiu na noite de segunda-feira (8) a Operação Aroeira II, que combateu a exploração dessa árvore no Sul do Estado. Além de madeira apreendida, a ação, que durou uma semana, confiscou equipamentos, destruiu fornos para queima de carvão e ainda embarcou loteamentos na região de Morro Cabeça no Tempo, 874 quilômetros ao Sul de Teresina (PI).

Fotos: Semar/PI
A operação apreendeu 240 estacas e 40 toras de aroeira, árvore em extinção protegida por lei e de exploração proibida. A madeira já estava pronta para transporte. Caminhões iniciaram a transferência do produto para o Zoobotânico, em Teresina, onde também devem ficar motosserras e outros equipamentos apreendidos na operação, que flagrou depósitos no meio da mata onde a madeira era armazenada.
“Quando chegamos aos acampamentos, os madeireiros fugiram utilizando-se de armas de fogos. Nos acampamentos encontramos motosserra, motocicletas, uma grande quantidade de alimentos e água, redes para dormir e todo o material que garantiria a manutenção no meio da mata, por pelo menos uma semana”, disse o fiscal ambiental Francisco Mascarenha.
A madeira será doada para instituições sem fins lucrativos. Os equipamentos poderão ser devolvidos se os proprietários comparecerem até a Semar comprovando sua posse.


De acordo com fiscais da Semar, madeireiros passam semanas acampados na mata, em área de difícil acesso, para fazer o corte da árvore, que pode atingir mais de 20 metros de altura e tem alto valor na construção de imóveis. O produto iria para Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Os fiscais notificaram dois loteamentos irregulares, embargados por falta de documentação de licenciamento e/ou execução de serviços fora do que permitia sua licença. A Polícia Ambiental deu suporte para a equipe da Semar. Ninguém foi preso. “A multa para este tipo de crime ambiental, considerando uma área superior a 100 hectares, é de R$ 90 mil”, acrescentou Mascarenhas.


A Semar divulgou o telefone (86) 9937-4153 para denúncias de crimes ambientais feitas pela população.
Outras ações
A operação ainda lacrou um matadouro particular na região de Uruçuí. O estabelecimento já havia sido embargado, mas continuava a funcionar. A multa é de R$ 50 mil.
Fonte: Cidadeverde.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Desafios e práticas da capoeira marcaram a I Jornada Extensionista da UESPI

No dia 28 de junho, último dia do evento, José Olímpio, que além de coordenar a Escola de Capoeira do Ceará, é Especialista em Educação, Licenciado em Biologia, e acadêmico de Direito da UNIFOR (Universidade de Fortaleza), dividiu a composição da mesa com Dagoberto Luís Ventura, fundador e coordenador da Fundação Raízes Brasileiras de Roraima, Boa Vista, na palestra “Capoeira teoria e prática: ensaios e vivências, coordenada pelo Prof. Dr. Robson Carlos.
Com participação de muitos grupos de capoeira que estiveram presente no Workshop ao longo da Jornada, a palestra foi enriquecida com a perspectiva teórica que o Prof. José Olímpio trouxe acerca da prática do esporte. De acordo com ele a capoeira é dialética, negação, movimento e liberdade. “É preciso localizar a capoeira no espaço e no tempo para perceber que ela é negação. Negação de um passado que foi escondido, mas que em sua essência é um movimento em busca de liberdade”.
Ele ressaltou a necessidade de políticas públicas direcionadas à capoeira e de como ela precisa que seus praticantes entrem em contato com a cultura popular e manifestações culturais para que possam ocupar os espaços de decisão. “ O capoeirista precisa se organizar para que o Estado nos dê suporte logístico, mas não podemos depender unicamente deles, nem aceitar prontamente o que o Estado determina”, alertou o mestre.


Os desafios da profissionalização e de que forma a capoeira pode estar dentro da escola, marcaram a participação de Dagoberto Ventura. “ A capoeira deve adentrar a escola efetivamente e não apenas como uma alternativa que poucos dão atenção. É possível colocar ela lá dentro seja qual for a área, História, Geografia, Educação Física, pois ela perpassa por tudo isso”, acrescentou.
O Prof. Dr. Robson Carlos, enfatizou a importância desse aprendizado. ‘’A capoeira educa, faz com o aluno vá tendo acesso a várias informações da própria história, transitando por vários campos, mudando o modo de pensar, por isso é importante que os praticantes, principalmente os mais jovens, tenham consciência do estudo acima de tudo’’, disse o coordenador do projeto de extensão, destacando a necessidade da teoria estar aliada à prática nos jogos de capoeira a fim de que seja uma atividade realmente libertadora .
Por: Carmen Kemoly (Estagiária-Ascom)
Fonte: Uespi. 

domingo, 14 de julho de 2013

II Encontro Pedagógico em Educação de Jovens e Adultos começa em agosto

O II Encontro Pedagógico em Educação de Jovens e Adultos, organizado pelo Núcleo de Estudos e pesquisas na área da Educação de crianças, jovens, adultos e idosos, acontece entres os dias 05, 06, 07, 08 e 08 de agosto, a partir das 14h, no Auditório Central do Campus Torquato Neto, na Universidade Estadual do Piaui-UESPI. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários-PREX.
Com o tema “Métodos e Práticas Pedagógicas em Educação de Jovens e Adultos e Idosos”, o encontro tem o objetivo de dar continuidade as discussões a respeito do aprender e ensinar no Ensino de Jovens e Adultos-EJA. E conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí-FAPEPI.
Na programação do evento, às 14h começa o credenciamento, em seguida, as 14:30 a Professora Dra. Eliane Dayse Pontes Furtado da Universidade Federal do Ceará-UFC irá proferir palestra sobre a temática do Encontro Pedagógico. Haverá ainda mesas redondas, às 18:00h; No sábado,06, às 14:30, acontece uma Roda de Conversa com a Professora Dra. Edileusa Maria Lucena Sampaio e às 16h terá Relatos de Experiência na área de EJA sob a mediação do Prof. Antônio Francisco Soares; E dia 07, 08 e 09, respectivamente, acontece Oficinas Pedagógicas-Fundamentos Teóricos/Metodológicos de Paulo Freire.
As inscrições para o encontro estarão abertas de 15 a 31 de julho e podem ser feitas na Coordenação de Pedagogia no Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Artes-CECCA, no horário de 8:00h às 12:00h e de 16:00h às 20:00h. Os participantes irão receber certificado com carga horário de 40h/aula.
Eliaquim Lopes (Estagiário-Ascom)

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sábado, 13 de julho de 2013

Curso de Pedagogia torna público o edital da I Semana de Pedagogia Campus Clóvis Moura

A Coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, campus Clóvis Moura através da Comissão Organizadora torna público o Edital de Abertura de Inscrições para participação na I Semana de Pedagogia e para o III Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica, com o tema Educação: desafios contemporâneos, que será realizado de 26 a 30 de agosto de 2013, nos turnos manhã e noite, no Campus “Clóvis Moura”.
Segundo a organização, os objetivos da Semana é de fomentar a discussão sobre a prática pedagógica na educação básica, bem como os demais conhecimentos relativos ao ensino, pesquisa e a extensão em Educação, buscando a integração e a troca de saberes entre a comunidade acadêmica do Curso de Pedagogia e demais interessados.
A programação contará com palestras, apresentação de trabalhos dos(as) alunos(as), professores(as) e servidores(as) da UESPI que desenvolvem pesquisas, programas e projetos de extensão, em formato de banner, comunicação oral, mini-curso ou oficina que devem referir-se às áreas temáticas diversas presentes no edital. A taxa de inscrição para professores(as) e para alunos(as) será de R$ 10,00 e serão realizadas na Coordenação de Pedagogia nos turnos da manhã, tarde e noite.
Para maiores informações. segue o link do http://www.uespi.br/site/wp-content/uploads/2013/07/Edital-I-Semana-de-Pedagogia-1.pdf
Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: Uespi.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

PRESIDENTE do CRM detona projeto de Dilma: 'Ineficiência'

LEI DOS MÉDICOS CAUSOU POLÊMICA entre categoria e no Piauí, Conselho faz criticas



Nesta terça-feira (09/07), no Diário Oficial da União, o Governo Federal lançou a medida provisória, tal como os editais com as regras do programa 'Mais médicos'. Polêmico, o projeto almeja melhorar a saúde nas cidades do interior, ampliando a oferta de especialidades e, consequentemente o número de profissionais.
Entre as maiores polêmicas encontra-se a contratação de médicos estrangeiros e o aumento da graduação em medicina de 6 para 8 anos. Na última semana, inclusive, entidades que representam a categoria, realizaram manifestações em todo o país, demonstrando insatisfação quanto à proposta.
Para os profissionais, o maior problema é estrutural e a vinda de 'gringos' não é necessária, já que o contingente de médicos no país seria suficiente para suprir a demanda.
No Piauí, não é diferente. O presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí, Júlio César Ayres Ferreira, criticou a postura da presidente Dilma e assinalou para uma reunião das entidades em âmbito nacional, com o intuito mostrar suas diretrizes para a sociedade, além disso foi categórico ao afirmar que o Governo deveria utilizar o dinheiro 'gasto' com a contratação de estrangeiros, na melhoria dos hospitais, na capacitação e em condições que favorecessem o interesse dos médicos brasileiros em trabalhar nas regiões mais distantes.

CRM-PI é contra o 'Mais Médicos'

Em conformidade com a opinião do CRM, o Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), através da presidente Lúcia Santos, vê com pesar a ação tomada pela presidente Dilma Rousseff:
"Tudo isso faz parte de uma coisa maior, uma ineficiência da presidente da república, o que o povo mais reclama é da precária situação da saúde no país. São medidas desastrosas, médicos estrangeiros sem fazer revalidação, burlando o diploma. Causa preocupação esse desmantelo da presidente", detona.
CONFIRA A ENTREVISTA COM JÚLIO CÉSAR AYRES FERREIRA

"Nós não aceitamos médicos sem fazer o Revalida", desabafa

180graus: Qual o posicionamento do CRM-PI em relação ao programa ‘Mais médicos’?
Presidente do CRM-PI:“As nossas entidades federais, já estão se organizando para pronunciar suas diretrizes à sociedade, no momento nós somos contra. Toda e qualquer manifestação que foi dita ontem pelos dois ministros e a presidente em relação à classe médica, nós somos contra. Nós não aceitamos médicos sem fazer Revalido, médicos estrangeiros, esses dois anos que aumentaram nos cursos médicos e as residências que anunciaram também nós somos contra. O que nós queremos, a classe médica quer e a população brasileira também quer, é que haja um plano de saúde, SUS, por exemplo, que hoje está quase desativado, quase desacreditado, é que seja um SUS forte, que ela gaste esse dinheiro que está pretendendo gastar com médicos estrangeiros, com residência médica, que gaste no SUS, que valorize um plano de saúde para nós brasileiros. Evitar que num futuro próximo, com a entrada de médicos estrangeiros, cubanos, espanhóis, portugueses, que não façam o Revalida e transformem a medicina do país em duas categorias, aqueles que têm plano de saúde, diferente do SUS, com uma medicina de primeira categoria, e aqueles que não têm, vivam com um SUS desacreditado, hoje, quase desativado, que seria uma medicina entregue às estes profissionais estrangeiros“.
180graus: Então, para o CRM, o foco deveria ser na estrutura e não na contratação de médicos estrangeiros?
Presidente do CRM-PI: “Exatamente e que ela fizesse a carreira do médico, que está lá naquela federal parada e fizesse a formação, assim resolveria o problema“.
180graus: O acréscimo de dois anos a mais no curso de medicina é realmente necessário?
Presidente do CRM-PI: “Não vi nenhuma necessidade. Há muitos anos não tem mudanças nas faculdades, você faz 6 anos de medicina, 3 ou 4 anos de pós-graduação na especialidade que você escolhe para poder começar a vida como médico, então o estudante de medicina hoje para se achar qualificado, para iniciar a sua vida como médico, ele tem no mínimo 10 anos de estudo.”
180graus: A quantidade de médicos existentes no Brasil é suficiente ou precisa de uma ampliação?
Presidente do CRM-PI: “Há médicos brasileiros suficientes, basta dizer para você, que aqui em Teresina, se formam 200/250 médicos por ano. O que falta na realidade é estrutura para que o médico desenvolva sua capacidade no interior, essa queixa dos prefeitos que não tem médico, não consegue médico, mas não faz um concurso público, não faz a fixação de um médico, não tem um hospital decente, não tenha uma enfermagem decente, não tem um psicólogo, não tem um dentista, então tudo isso dificulta a atividade do médico no interior, este que tem 10/11 anos de estudo e logicamente não irá para o interior se não houver uma estrutura mínima.”
ENTENDA O 'MAIS MÉDICOS'

Infográfico do portal 'G1'
Fonte:180graus.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Detenta publica fotos em rede social de dentro de cadeia e escreve: 'Vamos curtir na pista'

Em postagens, presa pede desculpa a Deus e posa com outras detentas 
Em publicação, detenta disse que ia 'curtir muito na pista' com outra presa Foto: Reprodução/Facebook

Uma detenta da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, situada no Centro de Manaus, postou no Facebook várias fotos do dia a dia no presídio. As imagens das presas foram registradas entre os meses de junho e julho, e enviadas para a rede social via celular de dentro da cadeia. As fotos foram postadas no perfil de uma mulher que atualmente permanece presa na Cadeia Pública, como confirmou a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas (Sejus).
Uma série de fotos vem sendo postada pela interna. Nas imagens, ela mostra o cotidiano na cadeia e aparece posando ao lado de outras detentas. "Vamos curtir mt nas pista parceirinha kkk bjks a todos (sic)", postou a detenta em uma das fotos que aparece ao lado de outra interna. Em outra publicação, a presa exibe as unhas recém-pintadas e diz "olha ai ju arrasou agora amei minhas unhas pr isso postei p vcs verem q apesar de ta aki temos a nossa própria manicure (sic)".
No dia 5 de junho, também através de um celular, a presa voltou a postar na rede social de dentro da cadeia: "obrigada senhor por tudo perdoa meus erros e abecoa minha familia e o meu amor boa madrugada a todos (sic)", trazia a postagem.
A última atualização do perfil da interna ocorreu por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (8), quando a detenta comentou em uma das próprias publicações no Facebook.
Por meio da assessoria de comunicação, a Sejus afirmou que será instaurado um conselho disciplinar para apurar a situação e, se condenadas, as detentas poderão pegar punição de até 30 dias no isolamento por cometimento de falta grave. A Sejus informou ainda, que a partir do mês de agosto, o sistema de bloqueadores de celulares deverá estar funcionando em todo o complexo da Raimundo Vidal Pessoa, "objetivando qualquer possibilidade de uso de celulares pela população carcerária, paralelo a essa medida o enrijecimento das regras e das normas internas, bem como as revista minuciosas dos familiares das detentas será mantido".
Crise no sistema penitenciário
Em 2012 e no primeiro semestre deste ano, as unidades prisionais amazonenses registraram vários casos de fugas. Dentre eles, 42 presos fugiram do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) por um túnel.
No dia 2 de março, 42 presos fugiram do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) por um túnel. No mesmo mês, oito detentas fugiram da ala feminina da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa. As presas escalaram a muralha da unidade com a ajuda de uma corda artesanal, conhecida como 'Tereza'.
Dias após a fuga, dois presos morreram em menos de 24h na mesma cela da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus. As mortes ocorreram na noite do dia 19 e madrugada do dia 20 de março.
As falhas desencadearam uma crise no sistema prisional do estado e depois da fuga em massa, o governador Omar Aziz anunciou a exoneração do então secretário Estado de Justiça, Márcio Meirelles. Ele estava no cargo desde o dia 13 de maio de 2012. O delegado da Polícia Federal Wesley Aguiar assumiu o cargo no dia 7 de junho deste ano.




FONTE: G1

Nas duplas, piauiense é vice-campeã do Brasileirão 2013 de Tênis

Lívia Cavalcanti se uniu a atleta do Maranhão e decidiu o título nesta terça-feira.
A tenista piauiense Lívia Cavalcanti conquistou nesta terça-feira (9), em Brasília (DF), o vice-campeonato do Brasileirão de Tênis na disputa de duplas. O torneio vale como quarta etapa do Circuito Nacional Infanto-Juvenil.


Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

No Grupo 1, que reúne tenistas sem pontuação suficiente no ranking para disputar a chave principal, Lívia Cavalcante fez dupla com Isadora Andrade, do Maranhão. As duas venceram dois jogos por 2 sets a 1 até chegarem na decisão.
Primeiro, Lívia e Isadora passaram por Clara Penido e Júlia Faria, de Minas Gerais (). Na semifinal, foram superadas Luiza Fullana, do Distrito Federal, e Camilla Fonseca, do Rio de Janeiro ().
Na decisão, a dupla nordestina foi vencida por 2 sets a 0 (6-0, 6-1) por Vitória Francisco, de São Paulo, e Isabel Celio, de Minas Gerais, que ficaram com o título.
No simples, sem sorte
No individual, Lívia foi derrotada logo na partida de estreia: 2 sets a 1 para Julia Monte-mor Faria, de Minas Gerais, com parciais de 6-2, 6-7 e 6-1.
No Sub-25, Sérgio Furtado Coelho Filho chegou até a terceira rodada do qualificatório para a chave principal após a ausência de João Pedro Ostermayer, do Rio Grande do Sul. Porém, perdeu seu jogo por 2 a 0 para Pedro Lucacin, do Paraná (6-1, 6-0).
Na mesma categoria, Lucas Castelo Branco foi derrotado na segunda rodada por Bernardo Coelho, do Distrito Federal: 2 a 1 (6-3, 2-6, 6-3).
Estreia
Com o fim da participação piauiense no Grupo 1, é a vez de torcer por Vinícius Nogueira no Grupo A, a chave principal do Brasileirão de Tênis.
Hoje morando em São Paulo, Vinícius Nogueira só estreia no dia 11, quando enfrentará Gabriel Bugiga, de São Paulo. Será o embate do 15º com o 16º do ranking brasileiro.
Fonte: Cidadeverde.