Por: Site Prefeitura de Guaribas |
(MS, 24/07/2013, às 23:13:54)
O programa do Governo Federal que tenta levar médicos a todos os municípios brasileiros revela os contrastes do Piauí.
A turística Parnaíba, no litoral, disputará a preferência dos inscritos com Guaribas, símbolo do Fome Zero, que deu origem ao Bolsa Família, e é castigada por mais uma estiagem.
A partir do dia 28 de agosto, os médicos participantes irão dizer onde pretendem atuar nos próximos três anos, com direito a uma bolsa de R$ 10 mil, moradia e alimentação e especialização em atendimento básico.
A validação final será publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de agosto. O Ministério da Saúde dará prioridade aos municípios com maior vulnerabilidade social e às periferias das grandes cidades.
Apenas as vagas não preenchidas por brasileiros serão oferecidas a médicos estrangeiros. É a maior polêmica do programa, criado por medida provisória, que dispensa o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras - Revalida.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) contesta a legalidade dessa excepcionalidade e afirma que o governo colocará em risco a vida de pessoas carentes nas mãos de profissionais de duvidosa capacidade técnica.
O programa prevê uma imersão dos estrangeiros na realidade da área escolhida durante três semanas. Eles serão avaliados, preparados e acompanhados por professores de universidades federais. É requisito ter conhecimento em língua portuguesa.
Parnaíba tem cerca de 150 mil habitantes, duas universidades públicas e faculdades privadas e uma razoável infraestrutura urbana. É uma cidade favorecida pelas praias e o Delta do Rio Parnaíba. Não é um "sacrifício" passar três anos no litoral piauiense.
Guaribas fica no semiárido, tem um dos menores PIB per capita do Brasil, ficou conhecida pelo desafio lançado pelo ex-presidente Lula em 2003 de acabar com a fome e a miséria. Seus quase cinco mil habitantes até então eram ignorados.
O acesso rodoviário à cidade é precário. Sua beleza natural é a proximidade do Parque Nacional Serra das Confusões. Não é tão fácil convencer um médico a passar três anos em Guaribas.
Talvez seja em Picos, Piripiri, José de Freitas, Esperantina, Pedro II, Oeiras e Barras. Talvez não seja em Sussuapara, Morro Cabeça do Tempo, Canavieiras, Currais, Cristalândia,
Joca Marques e Madeiro.
Dos 224 municípios piauienses, 135 solicitaram médicos (55%). O levantamento do Ministério da Saúde indica que 90 estão em regiões de maior vulnerabilidade social, como Guaribas.
Em todo o Brasil, já aderiram 2.552 municípios, 45,8% do total. O Nordeste registra o maior número de participantes, com 867 (34%). Seguem as regiões Sudeste (652), Sul (620), Norte (207) e Centro-Oeste (206).
Além do estímulo à presença de um médico próximo à população carente, o governo promete investir na reforma, ampliação e construções de unidades básicas de saúde e hospitais. O CFM afirma que não faltam médicos no Brasil, mas condições de trabalho.
A presidenta Dilma Rousseff diz que faz duas escolhas ao mesmo tempo: levar médicos aos rincões e investir no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro Alexandre Padilha reforça a necessidade do programa:
Com este programa estamos enfrentando um dos grandes desafios da saúde pública brasileira, que é levar mais médicos para perto da população, especialmente para as regiões onde faltam profissionais. Sabemos que um médico junto da população faz diferença. Além disso, estamos fortalecendo a atenção básica, que é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde sem a necessidade de recorrer a um hospital.
Até o fim de 2014 serão investidos R$ 15 bilhões na construção, reforma e ampliação de 818 hospitais, 601 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 h), 16 mil unidades básicas e 14 hospitais universitários.
Veja abaixo a lista dos municípios piauienses inscritos no Programa Mais Médicos:
AGRICOLANDIA
AGUA BRANCA
ALEGRETE DO PIAUI
ALTO LONGA
ALVORADA DO GURGUEIA
AMARANTE
ANGICAL DO PIAUI
ANTONIO ALMEIDA
AROEIRAS DO ITAIM
BARRAS
BARREIRAS DO PIAUI
BATALHA
BELEM DO PIAUI
BENEDITINOS
BERTOLINIA
BETANIA DO PIAUI
BOA HORA
BOCAINA
BOM JESUS
BONFIM DO PIAUI
BREJO DO PIAUI
BURITI DOS LOPES
BURITI DOS MONTES
CABECEIRAS DO PIAUI
CAJUEIRO DA PRAIA
CAMPINAS DO PIAUI
CAMPO GRANDE DO PIAUI
CAMPO LARGO DO PIAUI
CANAVIEIRA
CANTO DO BURITI
CAPITAO DE CAMPOS
CAPITAO GERVASIO OLIVEIRA
CARACOL
CARAUBAS DO PIAUI
CARIDADE DO PIAUI
CASTELO DO PIAUI
COLONIA DO GURGUEIA
COLONIA DO PIAUI
CONCEICAO DO CANINDE
CRISTALANDIA DO PIAUI
CRISTINO CASTRO
CURIMATA
CURRAIS
DIRCEU ARCOVERDE
DOM EXPEDITO LOPES
DOM INOCENCIO
ELESBAO VELOSO
ELISEU MARTINS
ESPERANTINA
FARTURA DO PIAUI
FLORES DO PIAUI
FRANCINOPOLIS
FRANCISCO AYRES
FRANCISCO MACEDO
FRONTEIRAS
GILBUES
GUARIBAS
HUGO NAPOLEAO
INHUMA
IPIRANGA DO PIAUI
JACOBINA DO PIAUI
JAICOS
JATOBA DO PIAUI
JOCA MARQUES
JOSE DE FREITAS
JUAZEIRO DO PIAUI
JUREMA
LAGOA DO BARRO DO PIAUI
LAGOA DO SITIO
LUZILANDIA
MADEIRO
MANOEL EMIDIO
MARCOLANDIA
MARCOS PARENTE
MASSAPE DO PIAUI
MATIAS OLIMPIO
MIGUEL ALVES
MILTON BRANDAO
MONSENHOR HIPOLITO
MONTE ALEGRE DO PIAUI
MORRO CABECA NO TEMPO
NAZARE DO PIAUI
NAZARIA
NOSSA SENHORA DOS REMEDIOS
OEIRAS
OLHO D'AGUA DO PIAUI
PADRE MARCOS
PAES LANDIM
PAJEU DO PIAUI
PALMEIRA DO PIAUI
PALMEIRAIS
PARNAGUA
PARNAIBA
PASSAGEM FRANCA DO PIAUI
PATOS DO PIAUI
PAULISTANA
PEDRO II
PICOS
PIMENTEIRAS
PIO IX
PIRACURUCA
PIRIPIRI
PRATA DO PIAUI
REDENCAO DO GURGUEIA
REGENERACAO
RIACHO FRIO
RIBEIRA DO PIAUI
RIBEIRO GONCALVES
RIO GRANDE DO PIAUI
SANTA CRUZ DO PIAUI
SANTA FILOMENA
SANTA LUZ
SANTA ROSA DO PIAUI
SANTANA DO PIAUI
SAO FELIX DO PIAUI
SAO GONCALO DO PIAUI
SAO JOAO DA CANABRAVA
SAO JOAO DA VARJOTA
SAO JOAO DO ARRAIAL
SAO JOAO DO PIAUI
SAO JOSE DO DIVINO
SAO JULIAO
SAO MIGUEL DO FIDALGO
SAO MIGUEL DO TAPUIO
SAO PEDRO DO PIAUI
SAO RAIMUNDO NONATO
SEBASTIAO BARROS
SEBASTIAO LEAL
SIGEFREDO PACHECO
SOCORRO DO PIAUI
SUSSUAPARA
TANQUE DO PIAUI
VERA MENDES
VILA NOVA DO PIAUI
WALL FERRAZ
Fonte: AcessePiauí