sábado, 6 de julho de 2013

Secretário de Saúde diz que é contra a vinda médicos estrangeiros ao Piauí

Ernani Maia se posicionou sobre o polêmico assunto durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado.
O secretário Estadual de Saúde, Ernani Maia, se posicionou contra a proposta do governo federal de trazer médicos estrangeiros para o Brasil. Segundo o secretário, é necessária a revalidação do diploma dos profissionais com uma espécie de prova para que eles pudessem atuar no País.


Ele se posicionou sobre o polêmico assunto ao ser questionado pelo deputado Evaldo Gomes (PTC) durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado.
Ernani Maia justificou ressaltando a resistência por parte da categoria estrangeira quanto a revalidação do diploma para preencher o quadro de médicos. Hoje, a categoria em todo o País realizou protestos contra a vinda de médicos de outros países.
Na tribuna, o secretário ressaltou que o plano que atende hoje os médicos do Piauí é o segundo melhor do mundo, motivo que, ainda de acordo com ele, se tornou uma referência para outros estados do país.



"Fomos convidados pela Federação Nacional de Medicina do Brasil para explicarmos como conseguimos criar um plano de salário com resultados agradáveis", afirmou.
Na Alepi, Ernani Maia detalhou os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de saúde. A ida do gestor ao plenário da Casa atendeu a um requerimento do deputado estadual Ismar Marques (PSB).
Ernani aproveitou a ocasião para informar os parlamentares do lançamento, ainda em julho, da Força Estadual do SUS. De acordo com o secretário, a Força do SUS será uma ação permanente da Sesapi, onde médicos do estado vão realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, neurologia e cirurgia-pediátrica em cidades do interior.
“Não é mutirão, é uma ação que vamos levar para o interior até as cidades terem condições de atender nas especialidades. O decreto já está pronto e estaremos lançando a Força Estadual do SUS ainda este mês. Provavelmente os trabalhos irão começar pela cidade de Floriano”, disse o secretário, acrescentando que os casos que não forem resolvidos pela Força do SUS serão encaminhados diretamente para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina.
Ernani Maia anunciou ainda como novos investimentos na Saúde, a construção da nova maternidade de Teresina, que terá 326 leitos e será construída na Avenida Presidente Kennedy, os novos hospitais regionais de Picos e Floriano e as reformas das unidades de saúde de Uruçuí, Buriti dos Lopes e Demerval Lobão.
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: