terça-feira, 30 de julho de 2013

Alunos de Geografia da UESPI de Canto do Buriti realizam pesquisa de campo na disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia

Os alunos do Curso de Geografia do Núcleo Universitário da Universidade Estadual do Piauí-UESPI/PARFOR- Programa de Formação de Professores da Educação Básica, de Canto do Buriti, sob a orientação do professor Edson Barrinha, realizaram no último dia 18 de julho, uma pesquisa de campo no território urbano de Canto do Buriti.



Segundo o professor, a proposta consiste o desenvolvimento dos alunos, a partir da observação e orientação, um olhar crítico para assim entender os usos e ocupação do solo urbano, bem como a organização do território do município, canto-buritiense, destacando os fatores responsáveis. Além disso, os alunos foram orientados a identificar os principais equipamentos existentes e se essa existência provocou maior ou menor valorização do espaço.
Antes da pesquisa, foram desenvolvidas outras atividades que serviram como preparação para a atividade de campo, bem como contribuíram para um maior aprendizado da disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia, tais como: Leituras e socialização de textos, mecanismos de orientação e localização, resolução de folhas tarefas, Fundamentação teórica a cerca da pesquisa de campo.



“É importante destacar que o trabalho de campo aplicado no ensino de Geografia é de fundamental importância por tratar-se de ciência empírica. Além disso, permite a professor e alunos, associar teoria e prática, extrapolando os limites arquitetônicos da sala de aula, uma vez que o exercício de observação permite in loco uma postura mais crítica, frente às transformações da paisagem. Temos a preocupação em levar para os alunos novas metodologias para um ensino de Geografia mais significativo”, explica o docente. Ao total foram 60h aula e de propostas teórico-metodológicas, acerca da ciência geográfica.
No ementário da disciplina contemplou-se temas importantes para o curso, tais como: Análise dos procedimentos didáticos predominantes na prática pedagógica do professor de Geografia, Utilização dos procedimentos, recursos e técnicas disponíveis, Análise do livro didático de Geografia e Construção de recursos e procedimentos alternativos para a prática da Geografia Escolar.



Luana Torres (Estagiária-Ascom)

Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto/ASCOM
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398
Fonte: UESPI

Nenhum comentário: