terça-feira, 5 de novembro de 2013

Diagnóstico precoce pode elevar a 90% a chance de cura do câncer de mama A ideia é ressaltar a importância do exame periódico para detectar a doença



Neste mês de outubro, vários monumentos e prédios em todo o mundo foram iluminados de rosa para lembrar do mês mundial da conscientização sobre o câncer de mama. A ideia é ressaltar a importância do exame periódico para detectar a doença ainda em seu estágio inicial.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012 foram registrados 518,5 mil casos novos de câncer no Brasil, englobando todos os tipos. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, com número estimado de 52.680 casos novos por ano, ficando atrás apenas do câncer de pele. Mas é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres - há cerca de 12 mil por ano em nosso país. No mundo todo, ocorrem 1,3 milhão de novos casos e 458 mil mortes por câncer de mama por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No entanto, é possível reverter esse quadro. "Quando o tumor é detectado em seu estágio inicial, a possibilidade de cura é de mais de 90%", aponta Sérgio Masili, mastologista do Instituto do Câncer de São Paulo e da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da USP. "Por isso é fundamental realizar exames periódicos para que seja possível esse diagnóstico precoce, pois o sucesso do tratamento do câncer de mama está diretamente relacionado a isso", afirma.
As formas mais eficazes para se detectar precocemente o câncer de mama são o exame clínico e, principalmente, a mamografia, que é capaz de detectar tumores bem pequenos (menos de um centímetro) – o que aumenta muito a chance de cura.
Os exames periódicos também são muito importantes porque o câncer de mama em estágio inicial não apresenta sintomas - eles só aparecem na fase mais avançada da doença, quando o tratamento se torna mais complicado. "Um tumor de mama grande é muito mais difícil de ser tratado, e apresenta menor resposta ao tratamento e também menor sobrevida", diz Masili.
O caroço no seio – o nódulo – não é o único sintoma. A mulher também deve ficar atenta a outros sinais, como vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas, nódulos na axila, secreção escura saindo pelo mamilo e pele enrugada. Na presença de qualquer um desses sinais, o mais indicado é procurar um médico especializado que faça os exames para confirmar ou não a doença.

Fonte: Com informações do Uol

Nenhum comentário: