quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Há 30 anos, Bill Gates mostrava ao mundo o Windows 1.0

Você pode ser usuário do Linux, da Apple e odiar os sistemas da Microsoft, mas não dá para deixar de reconhecer a importância que o Windows teve para a evolução da computação pessoal. O software, que fez parte da vida de tantas pessoas, completou 30 anos no domingo, 10.
Nesta data, em 1983, Bill Gates mostrava ao mundo o Interface Manager, o software que viria a se tornar o Windows posteriormente. O programa começou a ser desenvolvido ainda em 1981, mas só seria lançado alguns anos mais tarde, em 1985.
Na ocasião, o programa não era exatamente um sistema operacional por si só. O Windows 1.0 era uma camada visual por cima do MS-DOS, o que se convencionou chamar de interface gráfica nos anos que se seguiram. Hoje é possível rodá-lo até mesmo no seu navegador.
Contudo, mesmo bastante limitado, ele trouxe muitas coisas importantes, como relógio, calendário, Paint, além da possibilidade de rodar programas em múltiplas janelas simulteaneamente. Tudo isso e muito mais, como pode ser conferido no famoso vídeo feito gravado pelo hoje CEO da empresa e futuro aposentado Steve Ballmer. Confira abaixo:
Fonte: Olhardigital.

Nenhum comentário: