quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Planejamento prevê que Piauí será o 3º maior do Nordeste em 2050

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável sinaliza que o Piauí poderá estar entre os três maiores estados do Nordeste no ano de 2050. Esta é a avaliação do secretário de Planejamento, Cezar Fortes, que fará a abertura do seminário “Piauí 2050: O futuro que a gente quer”, nesta quinta, dia 28, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí(TCE/PI).
“Se continuarmos no ritmo que estamos hoje, em 2050 certamente o Piauí estará entre os três maiores estados nordestinos, tanto no aspecto econômico como social também”, enfatiza Cezar Fortes. De acordo com ele, analogicamente, “é como se estivéssemos numa corrida, onde o Piauí tem ter que enveredar um esforço maior para estar na mesma rodada dos demais estados brasileiros”. E esse esforço, afirma o secretário, tem sido feito, e já mostra resultados positivos.

Evelin Santos/Cidadeverde.com


No início de 2000, o Piauí possuía mais de 40% da sua população em extrema pobreza, o que significa uma renda per capita inferior a R$70, assolando, portanto, quase a metade dos piauienses. Para 2014, a previsão é que este número caia para 5%, devido a uma série de ações tanto no âmbito estadual como federal na adoção de políticas públicas para o enfrentamento da extrema pobreza.
Os números comprovam que o Estado está no caminho certo, como mostram o Índice de Desenvolvimento Humano(IDH), publicados recentemente, e a participação no Produto Interno Bruto(PIB) em 2011, mesmo que neste, o Piauí tenha ficado na última colocação. “O PIB do Piauí teve um crescimento de 6,1%, maior que o do Brasil em mais de 2,5 vezes, além de ter ficado entre os três estados brasileiros com maior crescimento em renda per capita, perdendo apenas para o Espírito Santo e Maranhão, o que comprova que o crescimento do Estado tem sido um dos maiores no país”, afirma.
Economicamente falando, educação, cultura, turismo, agronegócio, energia renovável e gás, mineração, infraestrutura e arranjos produtivos locais(APLs) são segmentos priorizados pelos piauienses para despontar e consolidar o desenvolvimento do Piauí. Para mostrar a força desses setores econômicos e integrando o Estado regional e nacionalmente, será apresentada uma carteira de projetos e de negócios durante o seminário, que é parte da elaboração do PDES.
Agronegócio, por exemplo, priorizado no Plano, foi o segmento responsável por quase metade(44%) do PIB piauiense em 2011, e as energias renováveis, desponta como estratégico, sendo que o Piauí será um dos primeiros estados da Federação a ter 100% de sua energia consumida proveniente de fonte renovável.
Na apresentação das carteiras de negócios e projetos, serão apontados possíveis agentes envolvidos, citando, por exemplo, as Parcerias Públicos Privadas(PPPs), que resultados são esperados para os segmentos e seus possíveis efeitos encandeadores, como geração de emprego e renda, ampliação da arrecadação pública, o montante esperado dos investimentos e as fontes possíveis.
O evento será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí(TCE/PI). Gratuito e aberto à sociedade, sendo necessário que o interessado preencha o formulário disponível no site www.seplan.pi.gov.br .

Fonte: CidadeVerde

Nenhum comentário: